Confira o segredo de empresas renomadas como a Google, Spotify e LinkedIn que utilizam a metodologia OKR!
A metodologia OKR (Objectives and Key Results) vem ajudando grandes empresas como Google, LinkedIn e Spotfy a obterem resultados grandiosos. De modo geral, a objetividade e simplicidade são as palavras-chaves desse planejamento estratégico. Nesse tipo de organização as metas são divididas entre objetivos macro e micro, determinados tanto pelos gestores como os funcionários.
Quer saber mais detalhes? Basta acompanhar o conteúdo a seguir:
Veja como funciona metodologia OKR!
Mais um ano chega ao fim e com ele vem também a famosa retrospectiva de como 2018 foi para a sua empresa…
Será que as metas determinadas em 2017 foram alcançadas? E se não, por que isso aconteceu?
Caso você tenha se desapontado por não ter atingido o objetivo esperado em 2018, o que resta agora e entender como mudar esse cenário para 2019. Afinal, de nada adianta focar no problema, o bom mesmo é traçar uma solução!
Dentre as inúmeras metodologias que podem ajudar nessa tarefa, uma que vem sendo cada vez mais utilizada por empreendedores é a OKR. Criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove, a OKR é um acrônimo para “objetives and key results”. Basicamente, o principal intuito dessa técnica é simplificar a forma como as metas são determinadas e os resultados analisados.
Além disso, o que comprova ainda mais a sua autoridade é que as empresas mais inovadoras do mundo, como Google, Twitter, LinkedIn, Dropbox e GoPro baseiam-se nessa metodologia para gerir seus resultados!
Mas o que o OKR tem de tão especial?
A gestão com a metodologia OKR, primeiramente, é dividida em macrobjetivos, no qual todas as metas são definidas em conjuntos. Após o macrobjetivo ser alinhado, haverá também os microbjetivos que ajudarão na construção do resultado proposto.
Além disso, pelo fato do OKR ser determinado em equipe, essa abertura faz como que todos estejam em sintonia com que se pretende alcançar. Diferente dos modelos tradicionais de negócio, no OKR 40% das propostas são definidas por pessoas em cargos de liderança, enquanto 60% são determinadas pelos demais empregados da empresa.
Como OKR (Objectives and Key Results) funciona na prática?
Podemos dizer que garantir com que todos andem na mesma direção é o conceito base do OKR. Logo, para que isso aconteça, as prioridades precisam ser claras com metas mensuráveis. No caso das empresas grandes, por exemplo, os departamentos precisam ter metas que conversem entre si.
Portanto, isso significa que todos devem estar engajados na missão principal, que nada mais é do que alcançar o resultado final.
Veja abaixo como isso funciona na prática:
Objectives (objetivos) e Key Results
Dentro do OKR os objetivos nada mais são do que metas principais a serem construídas. Servindo como uma direção que determina o caminho a ser traçado, para cada objetivo macro haverá 04 objetivos chave (Key results), que devem nortear o que cada envolvido deverá fazer.
Não entendeu ainda? Pois, veja o exemplo abaixo:
Objetivo macro 1: ter mais autoridade no Instagram
KR: Key results:
- KR 1: postar 03 stories por dia
- KR 2: obter 10 mil seguidores;
- KR 3: formar 5 parcerias com digitais influencers regionais;
- KR 4: Aumentar em 50% o número de clientes que conheceram a empresa através do Instagram
Outro ponto importante é que no framework OKR os prazos são trimestrais. Portanto, cada objetivo terá em torno de 03 meses para ser alcançado.
Confira um check list de como aplicar o OKR na sua empresa!
Confira abaixo um check list de como aplicar o OKR no ambiente corporativo!
- Defina metas claras e específicas;
- Estabeleça prazos razoavelmente curtos;
- Deixe os OKRs à vista de todos;
- Não confunda esforços e resultados;
- Os objetivos devem ser mutualmente acordados entre gestor e profissional;
- Cada envolvido deve possuir, no máximo, 5 objetivos macro com 4 resultados chave para cada objetivo macro.
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