No ano passado tivemos inúmeras transformações por conta da pandemia mundial e alguns segmentos de negócio tiveram crescimento exponencial por conta dos serviços e-commerce. Aqueles que investiram nessa alternativa viram na prática que era possível superar as crises econômicas de 2020.
Há mais de 35 anos no mercado corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, atendendo aos diversos segmentos e portes de negócio, hoje trago um artigo sobre as principais tendências para o e-commerce em 2021.
Planejamento para vender cada vez mais em 2021
O ideal seria ter revisto o plano de negócios no final do ano passado, mas ainda é o momento! É importante, principalmente para o segmento de negócios focado em vendas, que se pense na escolha dos produtos que serão vendidos ao longo do semestre, repensar as campanhas de marketing em torno dos produtos, avaliar se investir em redes sociais promissoras, como é o caso do Tik Tok pode ser bem-vindo ou manter a utilização das redes sociais tradicionais, etc.
Muitas empresas se sentem perdidas quanto ao que devem fazer para melhorar a lucratividade em suas vendas, para esses casos, é sempre bem-vinda a análise de um profissional experiente em consultoria ou mentoria empresarial, que possa apontar quais os principais caminhos que podem ser seguidos para a melhoria das vendas, principalmente no mercado e-commerce.
Principais focos no e-commerce para esse ano
Trago algumas dicas para melhorar as vendas na internet e conseguir ainda melhores resultados do que no ano anterior.
Interação
O conteúdo atraente gera no cliente a sensação de pertencimento ao negócio, levando ao engajamento por meio de suas opiniões, críticas, sugestões, etc.
Personalização
Ninguém deseja ser tratado como um número, como um mero comprador, as pessoas desejam ser tratadas de maneira especial. Não importa o porte da empresa, até mesmo os pequenos negócios conseguem analisar dados e convertê-los de maneira a personalizar as ações direcionadas aos clientes, com base em seus hábitos de consumo.
Formas diversificadas de pagamento
O e-commerce é um mercado grandioso porque permite que o mundo todo possa comprar, inclusive, de países e continentes diferentes. Sendo assim, é fundamental pensar em métodos de pagamento flexíveis.
PayPal, Apple Pay e agora o Pix são opções que tendem a se tornar cada vez mais comuns nas vendas pela internet.
Gestão online e em nuvem
Ano passado, muitos negócios precisaram se adaptar ao trabalho remoto, o que mostrou que a gestão das organizações deve ser feita de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. O sistema de gestão online e em nuvem é um facilitador e claro também está entre as principais tendências para o e-commerce em 2021.
Vídeos
Ao comprar na internet, as pessoas se atentam às resenhas e reviews, afinal, querem ter certeza se aquele produto/serviço é realmente bom e se a loja atende àquilo que promete. Segundo pesquisas, mais de 60% dos consumidores procuram por avaliações de produtos antes de fechar uma compra. Uma maneira de chamar a atenção para os produtos e que tem sido cada vez mais explorada pelas marcas, são os vídeos.
Estratégias de venda
Sempre digo que um dos segredos para continuar no mercado e vendendo cada vez mais é constantemente se atualizar quanto às novidades. O que funcionou em 2020, por exemplo, pode não funcionar em 2021, é preciso prestar atenção tanto no seu segmento de atuação, quanto em segmentos distintos. O que tem chamado à atenção do público?
O atendimento personalizado por meio das redes sociais e WhatsApp, por exemplo, segue sendo fundamental .
Serviços de assinatura
Com certeza você consome algum serviço de assinatura e muitos novos modelos de negócio surgiram com essa proposta de planos de assinatura. Não apenas os serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime, Globo Play, Telecine, entre outros, mas hoje há clubes de livros, de vinhos, produtos de beleza, etc.
Sustentabilidade em alta
Já mencionei aqui no artigo passado sobre uma das tendências de negócio para este ano ser empresas veganas. Mas para todas as empresas vale repensar a maneira como o produto é entregue, a sustentabilidade das embalagens e o processo de entrega é fundamental.
Principalmente em um cenário caminhando para a pós-pandemia, muitos consumidores se tornaram mais engajados quando o tema é sustentabilidade dos recursos naturais do planeta.
Qual é o seu produto/serviço? Acredita que precisa de uma “repaginação”? Deseja maior lucratividade nesse ano? Invista nessas tendências para o e-commerce em 2021.
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