Blog

6 lições de governança eficiente da empresa Grupo Moura

Empresas que já passaram por várias gerações evidenciam uma governança corporativa eficiente, mas sabemos que poucas chegam à segunda geração, como aponta a pesquisa Índice Global de Empresas Familiares da PwC, que mostrou que apenas 35% das empresas familiares alcançaram este feito.

Para compreender os impactos positivos das práticas de governança corporativa e ESG, analisar cases de sucesso é um bom caminho, ainda mais quando se trata de empresas brasileiras, como é o caso da pernambucana Grupo Moura/Baterias Moura há 67 anos no mercado que já se prepara para a quarta geração.

Com ampla experiência no mercado corporativo, atuando como conselheiro consultivo e como consultor à frente da MORCONE Consultoria Empresarial auxiliando empresas de todos os segmentos, com destaque para a modalidade familiar, hoje quero falar sobre as principais lições de governança do Grupo Moura.

Grupo Moura – Empresa que se mantém competitiva há 67 anos

Edson Mororó Moura e Conceição Viana Moura, fundadores do Grupo Moura

Vamos a uma breve introdução dessa empresa referência em governança:

A história de sucesso do Grupo Moura começou em 1957, na cidade Belo Jardim, no interior de Pernambuco, com a iniciativa do casal Edson Mororó Moura e Conceição Viana Moura, engenheiros químicos recém-formados que tinham o projeto de iniciar a produção das baterias Moura.

Foram anos dedicados a muita pesquisa e estudo e as primeiras peças foram produzidas no quintal do casal, mas ainda aquém da qualidade que gostariam. Foram anos iniciais difíceis, mas com persistência a empresa foi se consolidando em seu ramo de atuação.

No final da década de 1970, a família teve a iniciativa de criar a Rede de Distribuição Moura, um sistema de distribuição que visava promover uma parceria mais estreita entre os gerentes das distribuidoras da marca em todo o país, agregando valor à sociedade.

Ao longo de sua trajetória, o Grupo Moura sempre esteve à frente de iniciativas com o intuito de profissionalizar processos e a gestão do negócio.

A empresa continua se destacando com sua participação competitiva no mercado, com mais de 80 distribuidores em toda a América do Sul e mais de 50 mil pontos de venda, sendo suas práticas de governança corporativa e crescimento sustentável referência às empresas no Brasil e ao redor do mundo.

6 importantes lições de governança deixadas pelo Grupo Moura

Uma governança corporativa sólida é um dos mais importantes referenciais para o sucesso do Grupo Moura, vamos às principais lições dessa empresa bem-sucedida que não para de crescer.

Foco na profissionalização

Processos, pessoas e uma gestão equilibrada e eficiente sempre esteve entre os principais desafios e iniciativas do Grupo Moura.

E vale ressaltar que muitas vezes aquilo que é o maior desafio do seu negócio é um bom indicativo do que necessitará de mais energia e foco por parte da gestão.

Como toda empresa, o Grupo Moura apresentava desafios, mas a cada resolução, pensava-se em como prevenir o problema.

Quando o foco era unificar processos de maneira que a gestão se tornasse mais equilibrada, surgiu o Sistema Moura de Gestão (SMG) e mais tarde também seria consolidada a Cultura Empresarial Moura (CEM), embasada na crença, missão, valores e princípios que regem a empresa.

E claro que um dos grandes destaques da longevidade do Grupo Moura está em seu modelo de Governança, que vem sendo continuamente aperfeiçoado, preparando a empresa para os passos futuros.

De olho na inovação

O Grupo Moura, com o objetivo de manter o alto nível de qualidade, investiu em parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM).

O Instituto tem o objetivo de criar e apoiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para continuar oferecendo produtos e soluções avançadas para o mercado.

Para que uma empresa familiar se mantenha competitiva é fundamental que se reinvente no mercado e, quando isso ocorre, maiores são as chances de perpetuar seu legado através das gerações.

Vivência ESG

Antes mesmo que o conceito ESG se tornasse global, a Moura já vinha fazendo um excelente trabalho focado na sustentabilidade empresarial, com foco na comunidade e no meio ambiente.

Há mais de 35 anos está à frente do Programa de Logística Reversa, que promove a reciclagem de 100% das baterias produzidas e vendidas no mercado nacional, sendo assim, a empresa se destaca como o principal reciclador de chumbo na América do Sul.

Além disso, desde 2009 tem dedicado esforços para a diminuição na emissão de gases poluentes no meio ambiente.

O Grupo também tem consolidado o Instituto Conceição Moura que desde 2014 contribui com o desenvolvimento de crianças e jovens para que possam tornar-se agentes de transformação no mundo.

Cada empresa pode fazer aquilo que está dentro do seu alcance para impactar positivamente suas pessoas, comunidades em torno do negócio e meio ambiente.

Transparência e envolvimento dos stakeholders

A empresa reconhece a importância de envolver seus diversos públicos de interesse (stakeholders) em suas decisões corporativas: clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, etc.

A Moura é uma empresa que ao longo de sua trajetória também é referência em transparência principalmente quanto à divulgação de informações.

Foco no planejamento sucessório empresarial

Sem processo sucessório estruturado, empresas familiares não conseguem se manter no mercado, sendo assim, a sucessão é um tema delicado mas crucial para os negócios da modalidade familiar.

O Grupo Moura sempre teve a preocupação quanto à profissionalização da gestão e em estabelecer os limites entre família e negócio, sendo assim, sua gestão é realizada com executivos do mercado, além disso, ao longo dos anos, tem investido na preparação dos membros familiares para que possam contribuir da melhor maneira como acionistas.

A empresa já se prepara para a quarta geração e ao longo de tantos anos de jornada, dedica seu tempo e energia na definição dos próximos passos para continuar expandindo.

Governança e preparação para o futuro

A Moura inicialmente era uma empresa voltada ao segmento automotivo e atualmente ampliou sua participação no mercado produzindo baterias e sistemas de acumulação de energia para utilização diversificada: motos, barcos, metrôs, trens, sistema de armazenagem, entre outros.

A preocupação com a governança desde os primeiros passos da empresa no mercado não para de render frutos e, mesmo em um mundo com ampla volatilidade e inúmeras transformações, o Grupo Moura segue inovando e sendo referência.

Governança corporativa também é um estímulo à criatividade no mercado

Com certeza toda empresa foi criada para expandir, não é mesmo? Mas crescer não é possível sem uma governança corporativa sólida, ainda mais em empresas familiares, como é o caso do Grupo Moura.

Uma empresa com 67 anos de mercado, planejando sua quarta sucessão é um feito em uma realidade em que poucas empresas conseguem sequer chegar à segunda geração.

Sucessão é um assunto amplamente discutido, mas na prática é complexo já que envolve uma série de questões, dentre elas, a falta de preparo racional e emocional para deixar posições de liderança quando for o momento certo.

Muitos planos de sucessão começam, mas não progridem, sendo assim, os conselhos consultivo e de administração são fundamentais para o avanço do processo.

Uma empresa pernambucana referência para o mundo, o Grupo Moura deixa valores e ensinamentos valiosos. Sua empresa está preparada para seguir estes passos?

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada área do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes. Acompanhe o trabalho do conselheiro consultivo e consultor, Carlos Moreira, também no LinkedIn.

Veja também:

7 lições valiosas e inspiradoras de Abilio Diniz aos empreendedores

Gestão financeira sustentável é um dos grandes desafios entre as empresas brasileiras

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

A Morcone Consultoria Empresarial realiza consultoria nos moldes das grandes empresas, porém para as que se encaixam financeiramente como micro, pequenas e médias empresas, nos mais diversos segmentos do mercado (Industrial, Comercial, Prestação de Serviços), através de trabalhos de Consultoria Empresarial de excelência e com um justo e adequado retorno sobre o que o cliente investiu nesta Consultoria Empresarial.

Nossa missão é orientar empresários no caminho do sucesso, colocando-os na rota do crescimento lucrativo, rentável e perene. Além disso, queremos ser reconhecidos pelos clientes como uma Consultoria Empresarial com foco em alto resultado econômico e financeiro para o empresário, acionista, stakeholder e a própria sociedade onde a empresa está inserida.

Posts Recentes

plugins premium WordPress