Quase 60% das empresas já consolidadas no mercado enfrentam dificuldades de crescimento no mercado. É o que diz estudo realizado pela Objective, que revela que 59,4% das empresas brasileiras estão em nível baixo de maturidade organizacional.
A mesma análise apontou que os setores como serviços e manufatura estão em estágios iniciais de maturidade, ainda que demonstrem movimento crescente em direção a práticas mais maduras. Já o setor de varejo desponta como o que mais precisa de melhorias em termos de governança corporativa.
Grandes empresas já consolidadas no mercado podem apresentar dificuldades para continuar expandindo, principalmente quando não inovam em suas estratégias.
Com ampla experiência no ambiente corporativo, atuando como Advisor à frente da MORCONE, auxiliando e orientando empresas, especialmente empresas familiares brasileiras a se estruturarem para chegar aos 100 anos, abordo sobre o conselho consultivo como principal “arma” contra a estagnação e para a contínua expansão da empresa no mercado.
O que leva à estagnação em empresas consolidadas?
Estabilidade financeira e marca consolidada. Embora este seja o objetivo de toda empresa, ao chegar a este estágio, podem enfrentar a crise da estagnação.
Existem alguns fatores que levam a esse quadro, os quais aponto a seguir.
Acomodação e falta de inovação
Após alcançar o sucesso, muitas empresas podem se perceber em uma posição de conforto e, assim, deixam de investir em novos produtos/serviços e, principalmente, deixam de inovar.
Além disso, uma vez alcançada a glória no mercado, a organização costuma adotar uma postura de não assumir riscos , resistindo a mudanças como a adoção de novas tecnologias e processos.
Empresas que não inovam estagnam, portanto, este é um importante desafio a ser enfrentado pelas maiores empresas brasileiras.
Excesso de burocracia
Muitas empresas por adotar uma estrutura hierárquica mais verticalizada podem encontrar problemas principalmente quanto à dificuldade de tomar decisões ágeis.
É comum se deparar com empresas que, diante de uma decisão, precisam submeter o projeto a inúmeras áreas internas para a aprovação, dificultando o processo, tornando-o mais lento e ineficiente.
Se adaptar rapidamente às mudanças é uma necessidade aos negócios de todos os portes, e as empresas que não apresentam agilidade no processo, podem perder vantagem competitiva e se prejudicar em longo prazo.
Cliente abaixo na pirâmide de prioridades
Muitas empresas quando já consolidadas podem se perder e se distanciar das necessidades de seus clientes e a falta de interação e relacionamento podem resultar em produtos/serviços que não atendem mais às expectativas do público.
Lembre-se que: o lucro não pode ser priorizado em detrimento da experiência do cliente, pois quando isso ocorre, a fidelização do cliente tende a diminuir e, com ampla concorrência e demanda, isso se torna ainda mais desafiador.
Desmotivação de profissionais
Ao atingir o auge do reconhecimento, uma empresa também pode deixar de olhar para os seus profissionais, de propiciar oportunidades de crescimento e, uma vez, que este profissional sente que não tem mais para onde expandir, tende a deixar a empresa em busca de melhores oportunidades.
Apego a metodologias inadequadas
Revisar metodologias tradicionais é crucial e muitas empresas erram por focar em práticas antigas, em não olhar para as principais tendências de negócios e para a realidade.
É comum encontrar organizações que dependem excessivamente de uma única linha de produtos ou de um mercado, o que as leva a um lugar não apenas de estagnação, mas de grande risco.
Sempre será necessário adotar metodologias ágeis? Não acredito que toda empresa em sua natureza e para seu melhor desenvolvimento necessite de metodologias ágeis, é necessário ponderar entre metodologias tradicionais e ágeis e compreender a dinâmica interna da empresa e suas expectativas de crescimento de longo prazo.
Ainda que uma empresa tenha uma cultura em torno da hierarquia vertical, por exemplo, isso não a impede de adotar em sua prática mais tradicionalista aspectos de metodologias mais ágeis que possam lhe trazer maior dinamismo, como é o caso de adotar ciclos curtos, dividindo o projeto em ciclos menores, de maneira que consiga entregar resultados parciais e funcionais ao longo do seu desenvolvimento, algo que tem sido cada vez mais explorado em empresas públicas.
Ignorar as tendências de mercado e de negócios
É preciso olhar para o novo. O que o mercado está dizendo; o que o comportamento do consumidor atual aponta; quais as novas tecnologias do momento são alguns dos fatores que diferenciam as empresas que não param de crescer daquelas que, apesar de consolidadas, não deram saltos significativos no mercado nos últimos anos.
Muitas empresas continuam inovando em mercados saturados em vez de dedicar esforços a novos nichos e segmentos, o que pode limitar seu crescimento de longo prazo.
Há muitos outros fatores, mas selecionei estes que acredito que conseguem dar um panorama dessa realidade enfrentada por muitas empresas brasileiras reconhecidas no mercado.
Todas elas têm uma necessidade em comum: precisam de estratégias eficientes e de uma visão profissional apurada que não as deixe estagnar. Precisam do conselho consultivo.
Conselho Consultivo pode romper com o ciclo de estagnação
O conselho consultivo é um órgão que desempenha um papel estratégico dentro das organizações. É composto por profissionais experientes e qualificados que têm como objetivo orientar e aconselhar a alta gestão da empresa em momentos decisivos, inclusive, quando o anseio é continuar crescendo e inovando em seu segmento de atuação.
Muitas empresas chegam a um momento decisivo como se estivessem em um “labirinto” sem encontrar a saída. Como se manter relevante? Como alcançar a longevidade? Recentemente fiz uma comparação da aviação com a longevidade e sucessão nas empresas familiares e em como a governança e o conselho consultivo são fundamentais para que a empresa continue expandindo através das gerações.
Pesquisa realizada pelo The Alternative Board com líderes empresariais mostrou que 95,7% acreditam que o conselho consultivo agrega valor real às suas companhias.
Quando a empresa pretende expandir, está com a intenção de formar novas parcerias estratégicas e chegou a um estágio de “crescer tudo o que podia, mas deseja ir além”, ter o apoio estratégico do conselho consultivo é decisivo para um futuro de mais sucesso.
O conselho consultivo possui caráter independente, ou seja, é um órgão externo que ajuda a organização a enxergar seus “pontos cegos”, a corrigir rotas, a rever posicionamento, a não estagnar ou “se acostumar” com a posição de conforto no mercado.
Mesmo quando já possui um conselho administrativo, empresas investem em manter o conselho consultivo como um meio de mantê-las “sempre acordadas” e ativas para as mudanças que ocorrem.
O conselho consultivo possibilita insights estratégicos e ajudam a empresa a:
- Identificar novas oportunidades de mercado;
- Elevar seu nível de maturidade;
- Desafiar o pensamento tradicional, encorajando a inovação.
Já atendi empresas que estavam vivenciando o drama de, apesar de consolidadas no mercado, não conseguirem visualizar oportunidades para mais crescimento e, após algumas reuniões, estarem tão desafiadas a mudanças como quando começaram no mercado e é esse “novo ar” que o conselho consultivo traz.
Sua empresa deseja crescer? O conselho consultivo é a resposta para esse momento, mas antes de implementá-lo, será necessário seguir as etapas:
- Defina as áreas que requer conhecimento e estratégias (inovação, finanças, expansão internacional, entre outras);
- Escolha os profissionais certos que tenham vasta experiência e conhecimento nas áreas que se deseja melhorar e que possam oferecer perspectivas valiosas;
- Tenha expectativas claras. Defina os objetivos, frequência de reuniões e indicadores de sucesso para a empresa;
- Transparência, por meio de uma comunicação aberta que possibilita extrair o máximo valor dos conselhos.
Conselho consultivo é a resposta para continuar crescendo, mesmo em mercados saturados
Empresas consolidadas no mercado podem se manter inovadoras e crescer de maneira saudável no mercado.
Sua empresa está preparada para ir para o próximo nível? Invista em um conselho consultivo eficaz que te ajudará a visualizar o crescimento que pode ser alcançado em curto e longo prazo.
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