Blog

Afinal, o que é uma gestão de marketing?

Gestão de marketing – Descubra como o seu negócio pode ser mais rentável!

Tenha a sua empresa um micro, médio ou grande porte, a Gestão de marketing é fundamental, para que as estratégias de vendas gerem bons resultados.  Isso porque, conhecer o meio que você atua ainda é a melhor forma de atrair os clientes certos. E para saber como fazer isso, é bom ficar por dentro das informações a seguir!

Gestão de Marketing: tudo o que você precisa saber!

Sabe aquela história sobre ter o produto certo, mas não saber como vendê-lo? Então, podemos dizer que é nesse tipo de situação que a gestão de marketing faz a diferença!

E diante de tantos termos usados no meio empresarial, para compreender a importância da gestão de marketing, é preciso entender primeiro que o sucesso de uma empresa não depende apenas da equipe de vendas.

Mas como assim? Não são os vendedores que vedem o produto?  

Realmente, são os vendedores que vendem o seu produto.  No entanto, para que os clientes cheguem até você, existem alguns estímulos que ajudam construir essa ponte.

A gestão de marketing de uma empresa, por exemplo, tem como principal objetivo criar ações otimizadas que facilitem no processo de vendas. Além disso, vale lembrar que tudo, exatamente tudo, é baseado em dados e métricas. Ou seja, nenhuma estratégia é realizada na base do “achismo”.

Entendendo Gestão de Marketing

Agora para entender melhor o conceito de gestão de marketing, vale a pena conferir o exemplo abaixo:

Imagine que você abriu uma empresa de velas aromáticas, contudo, a oferta do seu produto não gerou os resultados esperados. Ao perceber isso, você notou também que tal fenômeno se deu pelo fato do público-alvo não estar sendo alcançado. Ou seja, você estava apenas vendendo velas sem ter uma estratégia específica, que atraísse os olhares dos seus reais compradores.  

Para resolver esse problema, você começou a pesquisar mais sobre o mercado de velas aromáticas e descobriu que havia um perfil específico de pessoas que compram com mais frequência esse tipo de produto. A partir dessa pesquisa foi possível obter dados que apontassem o gênero predominante, faixa etária, classe social e até gostos culturais em comum dos seus futuros clientes.  Com essas informações em mãos, foi possível criar ações de vendas com base nos dados levantados, gerando assim uma considerável diferença nos resultados. Já que agora o seu produto estava falando a mesma língua do cliente. 

Como você deve ter percebido, a gestão de marketing surge para estimular as vendas. Visto que por meio dela é possível obter dados preciosos sobre o seu mercado, que ajudam a:

  • Aumentar o posicionamento da marca;
  • Entender os comportamentos do consumidor;
  • Saber quais são as tendências da economia;
  • Qual é a melhor praça para o produto (local de venda);
  • Gostos e preferências do público a ser atingido.

Vale ressaltar também que o personagem principal dentro da gestão de marketing será o próprio gestor de marketing. Esse profissional, que pode ser formado em Administração ou Marketing, tem como principal missão entender quais são mudanças que podem impactar o mercado de um determinado produto, além de saber, também, a situação dos concorrentes e fornecedores.

Saiba também o que é a análise SWOT!

Nessa altura do campeonato, é bem provável que você já tenha entendido a importância da gestão de marketing para uma empresa.

Agora, para que todas as táticas sejam postas em ação, há um diagnóstico indispensável,  usado para  avaliar o ambiente externo e interno de um produto ou serviço.

Podendo ser chamado de análise SWOT ou FOFA, veja abaixo mais informações sobre:

  • Strengths (Forças): Vantagens que a empresa tem sobre concorrência.
  • Weaknesses (Fraquezas): Desvantagens que a empresa tem sobre a concorrência.
  • Opportunities (Oportunidades): Possibilidades de crescimento da empresa no seu segmento.
  • Threats(Ameaças): Fatores externos que podem ameaçar os bons resultados de uma empresa.

E aí? Conseguiu entender melhor o que é uma gestão de marketing? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro deste portal!

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

A Morcone Consultoria Empresarial realiza consultoria nos moldes das grandes empresas, porém para as que se encaixam financeiramente como micro, pequenas e médias empresas, nos mais diversos segmentos do mercado (Industrial, Comercial, Prestação de Serviços), através de trabalhos de Consultoria Empresarial de excelência e com um justo e adequado retorno sobre o que o cliente investiu nesta Consultoria Empresarial.

Nossa missão é orientar empresários no caminho do sucesso, colocando-os na rota do crescimento lucrativo, rentável e perene. Além disso, queremos ser reconhecidos pelos clientes como uma Consultoria Empresarial com foco em alto resultado econômico e financeiro para o empresário, acionista, stakeholder e a própria sociedade onde a empresa está inserida.

Posts Recentes

plugins premium WordPress