Durante os feriados, empresários do comércio e da indústria são os que mais sofrem. Enquanto o comércio é obrigado por lei a fechar as portas, a indústria tem a produção paralisada, aumentando os custos operacionais. Diferentemente para setores como o do turismo, em que as datas comemorativas são fomentos para novos negócios.
Porém, nem tudo pode ser negativo! Saiba como se programar, criando estratégias para usar os feriados a favor dos negócios e alavancar as vendas.
Desafios nos feriados
Quando o feriado cai em dia útil, o empreendedor deve ajustar seus processos para que não haja queda na produção ou nas vendas. Para isso, ele pode oferecer a possibilidade do funcionário fazer horas extras para não prejudicar prazos na execução das tarefas diárias.
Outra alternativa é criar acordos de compensação de horas, que utiliza o saldo do colaborador para cobrir a data sem atividade. Essa opção é bastante válida quando é concedida emenda de feriado, assim não há quebra na produtividade e é uma forma de motivar o colaborador.
Setor industrial
Os empresários do setor industrial devem antecipar o cenário, otimizando o esforço produtivo e o aumentando o volume comercial. Com isso é possível reverter os dias úteis que serão retirados do calendário, com baixas na produção e nas vendas.
“O empresário já sabe quantos dias terá sem funcionários, sem produção e sem vendas. O que precisa é fazer um trabalho comercial prévio e aumentar a produtividade antecipadamente para compensar essas datas. Hora extra, redefinição de metas – as estratégias vão variar conforme o tipo de negócio, mas não há outro caminho senão o planejamento”. Comentou David Xavier, gerente de Acesso a Mercados do Sebrae no Rio Grande do Norte.
Comércio varejista
Assim como a indústria, o comércio varejista também precisa ficar atento para aproveitar as oportunidades e diminuir os prejuízos. Para isso, os empresários podem planejar campanhas promocionais antecipadamente. E aproveitar os dias que antecedem os feriados para vender produtos com preços atrativos para o consumidor.
Outra dica é redistribuir as metas diárias de vendas, já que o número de dias úteis será menor ao longo do mês. É possível também aproveitar a internet para divulgar produtos e serviços em redes sociais e aplicativos de compras.
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