Estamos chegando ao segundo semestre de 2021 e quais os principais desafios a serem enfrentados pelos negócios?
Com mais de 35 anos no mundo corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, hoje trago um artigo sobre o que as empresas terão que repensar ou melhorar nos próximos meses.
A pandemia não acabou, ainda estamos em ritmo de vacinação lento e muitas empresas estão no momento enfrentando dilemas para continuar no mercado.
Principais desafios das empresas no segundo semestre
Estamos em um cenário complexo em que grandes multinacionais decidiram deixar o Brasil como é o caso da americana Ford, da cimenteira franco-suíça LafargeHolcim, da nipônica Sony, entre outras. Isso demonstra enfraquecimento na economia nacional e expõe as empresas que aqui estão a importantes desafios para conseguirem se manter e expandir nesse contexto de incertezas.
Inovação
Empresas que desejam se destacar precisam estar em constante busca de inovação, ou seja, precisam pensar em oferecer ao mercado um produto ou serviço que sejam diferenciados. Mas a inovação deve integrar a cultura do negócio e quando se torna parte essencial de uma organização é uma ferramenta importante para driblar cenários caóticos como os vivenciados nos últimos tempos.
Líderes preparados
Os líderes precisam estar aptos a se adaptarem a novos cenários e a motivar os colaboradores em tempos difíceis. Metodologias ágeis têm sido as mais importantes nos negócios, porque ajudam no processo de adaptação e evolução em períodos de crise como os atuais.
É preciso estar em constante aprendizado, seja por meio de mentorias ou treinamentos. Em grande parte dos casos, contar com uma visão especializada externa ao negócio é essencial.
Mundo cada vez mais digital
Muitos negócios precisaram se reinventar em 2020, micro e pequenas empresas que sequer se preocupavam com o ambiente digital, precisaram aprender a ir para as redes sociais e rever estratégias para continuar oferecendo os seus produtos e serviços pela internet.
Mas não basta colocar o produto/serviço no ambiente virtual, é preciso usar de criatividade, em muitos casos, contar com profissionais especializados em anúncios de vendas, que contem com um trabalho muito requisitado hoje que é o copywriting (copy).
Estar no ambiente digital é fundamental, mas com as estratégias corretas. Sem dúvidas, este será um dos principais desafios das empresas no segundo semestre de 2021.
Foco no planejamento estratégico
Já escrevi aqui muitas vezes sobre isso. Um planejamento estratégico constantemente revisado permite aos negócios rever os seus números, rever as suas ações e se adaptarem para que os gestores tenham maior chance de tomar decisões rapidamente com assertividade.
Muitos negócios que infelizmente saíram do mercado em 2021, tiveram entre as suas principais falhas, um descuido quanto ao planejamento estratégico. Se há essa falha na gestão, é fundamental corrigir o problema, seja com algum profissional interno ou externo à empresa.
Invista na comunicação
Uma comunicação interna alinhada estrategicamente e, externa, assertiva, faz toda a diferença. Nesse contexto vivenciado hoje no Brasil, as empresas precisam se comunicar de maneira que cause boa impressão no mercado e também do ponto de vista internacional, como mencionei recentemente.
Para muitas organizações, se comunicar bem está entre os principais desafios das empresas no segundo semestre e é preciso em muitos casos contar com ajuda especializada.
Não sabemos quando teremos folga na economia e, principalmente, quando haverá o fim da pandemia, mas com planejamento e orientação especializada, é possível encarar os desafios e não apenas manter o negócio, mas vê-lo dando bons resultados.
Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada parte do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes.
Veja também:
Como ficam as relações internacionais na pandemia?
Aumento de problemas de saúde mental no trabalho devido à pandemia