Blog

Logística nas empresas – como melhorar e ganhar vantagem competitiva

Quando o mundo não podia prever o colapso por conta da pandemia, a eficiência logística para muitas empresas era algo que ‘ainda’ poderia ser deixado para depois. Com o problema da Covid-19, especialistas orientavam que era preciso ‘resetar tudo o que se sabia sobre gestão’, porque um novo momento estava começando.

Vivemos na era dos dados e de empresas perdidas sobre como podem organizá-los e utilizá-los a favor de suas estratégias junto aos clientes, mas ressalto que também estamos na era em que melhorar a logística não pode mais ser deixado para depois.

A transformação digital, acelerada pelas mudanças frenéticas no mundo, trouxe uma nova mentalidade aos consumidores e organizações ao redor do mundo. O que é tendência hoje, pode se tornar obsoleto amanhã, mas tenha certeza de uma coisa: o que nunca deixa de ser prioridade é o desejo do cliente em ter as melhores experiências de consumo, sendo assim, a logística é uma das chaves mais importantes que diferenciam as empresas na corrida competitiva.

Com ampla experiência no mercado e desde 2015 atuando frente à MORCONE Consultoria Empresarial, auxiliando empresas a se manterem equilibradas e a expandir no mercado, hoje o assunto é sobre como melhorar a logística nas empresas e ganhar vantagem no mercado.

Melhorar a logística – urgência entre muitas empresas

Você não pensa muito na logística no seu dia a dia como consumidor, mas é ela quem ditará se sua experiência junto às marcas será boa, ruim, péssima ou excelente. Um bom exemplo disso é uma experiência gastronômica, imagine o seguinte cenário:

Você ouviu falar muito bem de um restaurante e decidiu fazer uma reserva, sua expectativa está alta, mas chegando lá, alguns problemas te desanimam instantaneamente, a comida demora muito a chegar, você queria determinado prato e não tinha no menu, enfim, sua experiência foi ruim e as chances de você retornar àquele restaurante são mínimas ou zero e é isso que a logística faz, ela determina o nível de experiência dos consumidores porque é por meio dela que se torna “tangível” o consumo.

É fundamental que as empresas procurem por métodos que aumentem a sua eficiência operacional e produtiva e que estejam focadas em desenvolver alguma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Mudar é uma necessidade, ainda mais nesse cenário atual, de volatilidade econômica e de tantas transformações tecnológicas.

Ter uma boa gestão da cadeia de suprimentos (supply chain) é essencial para o aumento de sua eficiência, o que resulta na maior satisfação dos clientes e contar com um modelo de gestão de cadeia de suprimentos precisa incluir maneiras de aumentar o rendimento de todas as etapas.

Orientações para melhorar a logística das empresas na prática

Em minha vivência como consultor e mentor empresarial, costumo atender problemas recorrentes que têm raiz em uma logística deficiente, dentre os impactos negativos que isso gera, destaco:

  • Clientes insatisfeitos por conta de atrasos, entregas erradas, constante falta de produtos, etc.;
  • Perda de bens e danificação de produtos;
  • Desperdício financeiro, material ou de mão de obra;
  • Custos desnecessários;
  • Problemas com o retrabalho;

Entre muitos outros prejuízos.

Para melhorar a gestão logística, trago algumas orientações com base em minha vivência como consultor e também como gestor de empresas. Vamos a elas?

Foque na organização dos processos

Desde a compra de insumos até a entrega ao cliente final, existem importantes processos que não podem ser ignorados. Pensar nessa organização é o primeiro passo para melhorar a logística de uma empresa.

Monitoramento do estoque

Estoque parado é o mesmo que dinheiro parado e um dos desafios a muitas organizações é conseguir ter equilíbrio no estoque. É preciso fazer uma análise estratégica de quantidade para cada item, sempre se baseando na previsão de demanda e nas tendências de mercado.

Controle do desempenho

Como saber onde melhorar sem bons indicadores de desempenho? É essencial que a empresa defina KPIs adequados para que se tenha visão interna e externa de mercado.  Como está a taxa de entrega; taxa de extravio; prazos de entrega ao cliente; níveis de satisfação do cliente, etc.

Estabeleça parceria com os seus fornecedores

Na pandemia, muitas organizações conseguiram se equilibrar melhor financeiramente por meio de algumas iniciativas, dentre elas, negociação junto aos fornecedores. Tenha fornecedores parceiros, com os quais se pode contar em casos de pedidos de última hora ou de renegociação de quantidade e custo.

Tecnologias são fundamentais

A automação de processos é uma das principais demandas de mercado da atualidade e continuará sendo o foco das empresas nos próximos anos. A automação é responsável por aumentar a produtividade, reduzir custos, minimizar a incidência de erros, gerenciar o estoque, por permitir o acompanhamento em tempo real das diversas operações, etc.

Além disso, não se pode ignorar o fato de que a automação também leva à valorização dos colaboradores, porque elimina as tarefas repetitivas e manuais fazendo com que as pessoas se concentrem apenas em suas habilidades e talentos.

Treine a equipe e engaje suas pessoas

Sem um time de colaboradores robusto e preparado não tem como melhorar a logística, por isso, invista em treinamentos para que as pessoas estejam bem orientadas quanto aos processos, resolução de problemas e como podem se utilizar de todo o potencial tecnológico à disposição.

Saiba quando terceirizar

Muitas empresas optam pela terceirização de galpões em localização estratégica, por exemplo, mas a terceirização pode ser um recurso para diferentes demandas, sendo a grande vantagem a da redução de custos.

Gerenciamento de riscos

O que pode sair do controle? É preciso ter isso em mente no planejamento logístico, por isso, trabalhar com a previsão de cenários é fundamental, assim como ter uma equipe preparada para se antecipar aos problemas é muito importante!

Planejamento de entregas

Procure rever rotas e preze pela rapidez e eficiência, aliás, a entrega é um dos fatores que os clientes mais costumam levar em conta para definir o nível de experiência satisfatória ou não com uma marca.

Quer sair na frente na concorrência e expandir para novos mercados? Melhorar a logística é um dos primeiros passos.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada parte do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes.

Veja também:

Pró-labore ou dividendos – Como sócios podem ser renumerados na empresa familiar?

Desafios e tendências para o mercado agro em 2023

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

A Morcone Consultoria Empresarial realiza consultoria nos moldes das grandes empresas, porém para as que se encaixam financeiramente como micro, pequenas e médias empresas, nos mais diversos segmentos do mercado (Industrial, Comercial, Prestação de Serviços), através de trabalhos de Consultoria Empresarial de excelência e com um justo e adequado retorno sobre o que o cliente investiu nesta Consultoria Empresarial.

Nossa missão é orientar empresários no caminho do sucesso, colocando-os na rota do crescimento lucrativo, rentável e perene. Além disso, queremos ser reconhecidos pelos clientes como uma Consultoria Empresarial com foco em alto resultado econômico e financeiro para o empresário, acionista, stakeholder e a própria sociedade onde a empresa está inserida.

Posts Recentes

plugins premium WordPress