Blog

Problemas no setor automotivo têm início na logística – como a consultoria pode ajudar?

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o setor automotivo previa crescimento de 4% a 5% em 2022.

Esse é um dos setores que mais têm enfrentado crises devido à instabilidade econômica. Existem muitos problemas relacionados ao abastecimento logístico (falta de peças) para a produção dos automóveis, além disso, existe demanda por mais carros, devido à necessidade por parte dos consumidores que estão mais seletivos, querendo automóveis específicos e não o que já está disponível no mercado.

Ainda de acordo com a Federação, a capacidade ociosa faz parte da realidade da produção de todo o mercado de veículos, que pode produzir 5 milhões e está produzindo 2 milhões. A estimativa é que em 2023 ocorram melhorias na logística de produção para um desempenho melhor.

Com ampla experiência no mercado corporativo e desde 2015 atuando como consultor e mentor em empresas de todos os portes e de variados segmentos, hoje quero falar sobre como a consultoria pode ser fundamental no setor automotivo, auxiliando na melhoria de resultados.

Problemas têm início na logística no setor automotivo – Entenda

Como já mencionado, a logística é essencial para um processo eficiente que torne possível a distribuição correta dos veículos.

Quando a logística em algum nível falha são inúmeros os problemas para o setor automotivo, portanto, acredito que a principal vantagem da consultoria para o setor automotivo é a visão macro de todos os processos dentro da empresa, inclusive, de como a logística poderia ser melhor gerenciada.

Impacto da logística no setor automotivo

Processos logísticos regem o fluxo de produção de um veículo, seja no momento da entrega das partes e peças para a montagem; no armazenamento e movimentação durante a produção e após.

Ter uma logística especializada é essencial, afinal, é capaz de promover a redução de custos logísticos e possibilita a otimização de processos.

Qualquer mudança no processo logístico pode impactar toda a cadeia, por isso, ter um controle de qualidade e prezar pela excelência é algo primordial para todos os times envolvidos no negócio.

A logística começa muito aquém do produto finalizado e pronto a ser comercializado no mercado. Envolve a divisão de mão de obra, a operação adequada de recursos tecnológicos cuja finalidade é agilizar o processo de produção, além disso, é uma área que impacta grandemente na manutenção de um estoque enxuto que garanta a excelência no processo de produção.

Os gestores precisam constantemente se atualizar quanto a conhecer mais a cadeia de suprimentos, assim como todas as particularidades por trás do setor. E quanto aos prazos apertados, trabalho sob demanda, riscos de paralisação na produção, caso os materiais não cheguem no prazo estipulado e outro problemas? Perceba o quanto a logística pode, inclusive, impactar na área financeira de toda a empresa.

Melhorando na prática a logística no setor automotivo

A logística eficaz pode trazer inúmeros benefícios ao setor automotivo, por isso, compartilho algumas orientações estratégicas para a área.

Como reduzir custos?

O que essas grandes empresas desejam é otimizar os seus recursos e garantir que estejam sendo impactantes para sua sustentabilidade no mercado.

Alguns pontos são fundamentais e impactam na redução de custos no setor automotivo, como:

  • Uma boa localização (o que impacta no fácil acesso das transportadoras à montadora, por exemplo);
  • Contar com prestadores de serviços logísticos;
  • Aplicar a solução Just in Time (JIT), que viabiliza a entrega de produtos apenas nos horários mais oportunos (no momento certo), tornando as operações mais produtivas;
  • Contar com o apoio tecnológico por meio de softwares específicos para a melhoria de processos, gestão de estoque e melhor produtividade.

Just in Time – *só vale salientar que essa solução que acabei de mencionar segue o conceito criado por Taiichi Ohno, responsável por tonar a produção da Toyota, uma das maiores do mundo, chamada de pull production (em português tratada como “produção puxada”).

Você utiliza os seus recursos da melhor maneira?

Um grande desafio, não apenas a empresa do setor automotivo, está em melhor utilizar recursos (financeiros, tecnológicos, humanos e materiais). Se isso ocorre, consequentemente, o negócio experimenta a vantagem da redução de custos em sua dinâmica.

Qual a relação com os fornecedores?

Quantas organizações já perderam muito tempo e dinheiro por não realizarem uma boa negociação junto aos fornecedores? Mas não é só isso, a comunicação também precisa ser estratégica, afinal, falhas nessa área podem gerar graves prejuízos, por isso, a logística precisa estar associada a uma boa gestão que conte com um bom planejamento logístico.

Cumprir prazos precisa se tornar uma lei

Se um prazo não pode ser atendido no setor automotivo, isso leva a um grave problema: paralisação da produção.

Os prazos precisam ser perfeitamente gerenciados para que esses problemas na cadeia de suprimentos sejam prevenidos.

Percebe o quanto a logística é responsável por fazer a empresa girar? É como um “maestro” orquestrando todas as operações.

Garantindo a plena distribuição do produto final

Aqui quero mencionar o termo “segurança”, responsável por todo o cuidado relacionado ao escoamento de produtos de maneira eficaz. Especialistas precisam fazer parte do time de gestão da empresa para que nada falhe nesse processo, afinal, distribuir em um país tão amplo quanto o Brasil requer excelência.

Aumentando a lucratividade

O lucro está em garantir que todas as operações, inclusive, os pequenos detalhes sejam bem administrados.

A consultoria para o setor automotivo é fundamental para aplicar técnicas e boas práticas operacionais, de gestão financeira e de custos. O apoio especializado auxilia a gestão na compreensão de tudo o que envolve a dinâmica da administração desse segmento de mercado.

Aposte nas tecnologias

Softwares específicos, utilização do Business Intelligence, IA (Inteligência Artificial) e pensar na automação de processos é fundamental para conseguir driblar as complexidades no setor.

Se não sabe por onde começar a olhar para a empresa, primeiro observe a logística.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada parte do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes.

Veja também:

Pró-labore ou dividendos – Como sócios podem ser remunerados na empresa familiar?

Melhores indicadores de desempenho no e-commerce para a sua empresa liderar nas vendas

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

A Morcone Consultoria Empresarial realiza consultoria nos moldes das grandes empresas, porém para as que se encaixam financeiramente como micro, pequenas e médias empresas, nos mais diversos segmentos do mercado (Industrial, Comercial, Prestação de Serviços), através de trabalhos de Consultoria Empresarial de excelência e com um justo e adequado retorno sobre o que o cliente investiu nesta Consultoria Empresarial.

Nossa missão é orientar empresários no caminho do sucesso, colocando-os na rota do crescimento lucrativo, rentável e perene. Além disso, queremos ser reconhecidos pelos clientes como uma Consultoria Empresarial com foco em alto resultado econômico e financeiro para o empresário, acionista, stakeholder e a própria sociedade onde a empresa está inserida.

Posts Recentes

plugins premium WordPress