Blog

Empresa Gerdau – jornada de longevidade, governança e compromisso ESG

Para uma empresa familiar, um dos principais objetivos é deixar um legado através das gerações. No entanto, isso se torna um dos maiores desafios diante das incertezas do mercado, das mudanças frenéticas em um mundo hiperconectado, da instabilidade econômica, entre outros fatores.

No Brasil e no mundo temos excelentes exemplos de empresas que são referência em longevidade, deixando diversos ensinamentos a outros negócios que anseiam seguir o mesmo objetivo, como é o caso da empresa Gerdau, que neste ano, celebra 123 anos de história.

Com ampla experiência no cenário corporativo e trajetória atuando como conselheiro consultivo e líder da MORCONE Consultoria Empresarial, onde tenho auxiliado inúmeras empresas, especialmente familiares, a trilhar o caminho da governança corporativa com o propósito, inclusive, de alcançar longevidade no mercado, hoje quero falar sobre a Gerdau e o que a caracteriza como uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.

Empresa Gerdau – de pequena fábrica de pregos até se tornar uma gigante da indústria de aço

Em 1901, a empresa Gerdau deu seus primeiros passos como uma modesta fábrica de pregos chamada Pontas de Paris, localizada em Porto Alegre (RS). Ao longo de 123 anos de história, a empresa acumula inúmeras realizações.

Atualmente, mantém operações industriais em 14 países ao redor do mundo, abrangendo as Américas, Europa e Ásia, com capacidade instalada que ultrapassa 25 milhões de toneladas de aço por ano.

É importante destacar que a Gerdau é reconhecida como a maior recicladora da América Latina. Sua matriz de produção é baseada na sucata metálica, sendo responsável por transformar mais de 11 milhões de toneladas desse material em aço anualmente. Aproximadamente 71% do aço produzido pela empresa é resultado desse processo de reciclagem.

A empresa da família Gerdau está em sua quinta geração, já se preparando para a sexta geração e o que a levou a este feito, considerado “atípico das empresas familiares” no Brasil?

Principais lições da Gerdau às empresas brasileiras que anseiam pela longevidade no mercado
Em 2022, o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter, de 85 anos, foi convidado a compartilhar algumas experiências à frente da quarta geração da Gerdau e lições que podem ser replicadas por outras empresas brasileiras.

  • Satisfação das pessoas;
  • Sustentabilidade econômica, social e ambiental;
  • Competência técnica;
  • Dedicação ao Core Business (negócio principal);
  • Respeito, foram alguns dos pilares mencionados por Gerdau como a razão da longevidade da empresa que alcançou participação internacional.
  • Satisfação das pessoas

Para Gerdau, principalmente quando se refere aos colaboradores, é importante observar que pessoas desmotivadas e insatisfeitas podem despertar as outras ao mesmo sentimento, sendo assim, destaca que os principais desafios estão relacionados ao trabalho colaborativo e em mobilizar as pessoas ao trabalho em equipe.

Sustentabilidade econômica, social e ambiental

A maior empresa produtora de aço foi eleita em 2023 como a melhor empresa do Brasil em ESG/Socioambiental pelo Anuário Época Negócios 360°, entre 410 empresas avaliadas.

O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck mencionou o compromisso com a construção de um futuro ainda mais sustentável como parte do propósito da empresa com o objetivo de gerar valor a todos os stakeholders.

Além disso, a empresa que já é considerada a maior recicladora da América Latina, também tem como meta diminuir as emissões de carbono até 2031, alcançando cerca da metade da média global.

Competência técnica/Investimento em capacitação

Jorge Gerdau chegou a afirmar que melhorar a educação básica no Brasil é um dos desafios mais importantes da atualidade, o que consequentemente reflete sobre o desenvolvimento social e econômico.

Ao longo de sua trajetória, a Gerdau tem se dedicado ao investimento em capacitação profissional ao redor do Brasil, como é o caso do Programa Aprimorar, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Além disso, a empresa investe recursos para a contínua capacitação técnica de seus colaboradores.

Dedicação ao Core Business

“O sucesso das empresas está exatamente no nível em que a gestão, a direção, a governança entende o Core Business”, enfatiza Jorge Gerdau sobre a importância de que a empresa conheça profundamente o seu “negócio principal” e de que tenha um corpo de conselheiros engajados com o Core Business, afinal, todas as habilidades técnicas, recursos financeiros, habilidades sociais, logística e governança devem estar direcionadas a este objetivo.

Respeito

Respeito é para a empresa Gerdau um valor fundamental em todos os relacionamentos cultivados, desde os colaboradores aos demais públicos de interesse da empresa e faz parte da cultura da Companhia ao longo de mais de um século de existência.

Governança corporativa, ESG e liderança em contínua expansão
Chegar a 123 anos de história com planejamento sucessório para a sexta geração é um grande feito.

Ao longo das décadas, a Gerdau tem se destacado em meio às constantes transformações do mundo, mantendo um compromisso firme com sua responsabilidade corporativa e social.

Tornou-se uma referência não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, tanto em termos de longevidade no mercado quanto de sustentabilidade empresarial. Os sucessores e líderes têm se dedicado com excelência ao contínuo aprimoramento de suas habilidades, buscando desempenhar seus papéis em prol da empresa de forma exemplar.

A governança corporativa e os princípios ESG têm sido os pilares orientadores das decisões de negócio da Gerdau, influenciando suas estratégias em processos, competitividade e expansão contínua. A empresa sempre demonstrou uma compreensão aguçada das mudanças do mercado e um preparo consistente para enfrentar os desafios futuros.

Vivemos em um mundo regido por muitas transformações e a cada ano surgem milhares de empresas. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), nos primeiros sete meses de 2023, foram abertas aproximadamente 2,3 milhões de empresas no Brasil.

O que leva uma empresa a alcançar e manter sua longevidade? A resposta está na governança corporativa – uma governança que, quando aliada à consciência da empresa sobre sua missão além da busca pela lucratividade, a conecta ao papel fundamental de agente de transformação social. Ao mudar vidas, servir de exemplo para outras empresas e inspirar potenciais líderes por meio de seu legado, a empresa constrói uma marca duradoura.

A Gerdau, por meio de sua ênfase na governança, conselhos consultivos e de administração, práticas ESG e uma profunda compreensão de sua identidade e legado, oferece lições valiosas sobre consistência e compromisso em manter-se relevante. Sua atuação enfatiza a profissionalização e a reflexão consciente sobre os desafios atuais e futuros.

Para aqueles que almejam permanecer no mercado por décadas e até mesmo séculos, a mensagem é clara:

– Invista na governança corporativa, adote práticas ESG e dê os primeiros passos, como a implementação do conselho consultivo ou a busca por orientação especializada de profissionais com vasta experiência no mercado e no seu segmento de atuação (core business), capazes de guiar seu negócio pelos melhores caminhos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada área do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes. Acompanhe o trabalho do conselheiro consultivo e consultor, Carlos Moreira, também no LinkedIn.

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

Inevitalvelmente, qualquer empresa, seja o carrinho de pipoca do Chico Pipoqueiro ou uma empresa de bilhões de dólores, terá somente 3 destinos possíveis! 1 – Ser Suscedida pela próxima geração; 2 – ser comprada ou comprar outra empresa; ou 3 – Falir!

A MORCONE é um Advisor especializado em empresas familiares brasileiras, implantando a Profissionalização da gestão, fortalecendo a Perenidade da empresa familiar brasileira e, de forma estruturada, preparando a empresa familiar brasileira para a Sucessão pela próxima geração, ou seja, que a geração que for assumir, esteja super preparada para só construir valor e ser mais geradora de caixa que a geração que passou o bastão. A Profissionalização, Perenidade e Sucessão só acontece com uma Governança forte e robusta sustentando tudo isto, e em Governança Corporativa somos especialistas.

Este é o nosso propósito! Profissionalização, Perenidade e Sucessão Estruturada nas empresas familiares brasileiras.

Se este próposito está alinhado com o que você busca para a sua empresa familiar brasileira, entre em contato. Vamos desenhar juntos o futuro forte e perene da sua empresa.

Posts Recentes

plugins premium WordPress