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Papel do Conselho Consultivo para maximizar a expansão internacional da sua empresa

expansão internacional

Em sua busca por maior competitividade, várias empresas brasileiras desejam expandir suas operações para mercados internacionais, ressaltando a necessidade de adotar uma abordagem estratégica nesse processo.

Pesquisa do ano passado realizada pela Fundação Dom Cabral com apoio da ApexBrasil sobre o cenário e tendências do processo de internacionalização de empresas brasileiras, teve a participação de 237 empresas atuantes no cenário internacional em diversas modalidades e alguns destaques do levantamento foram:

  • Para muitas empresas, a primeira forma de entrar em outros mercados foi através da exportação;
  • 13,4% das empresas iniciaram sua expansão internacional com investimento direto no exterior, seja por meio de subsidiárias comerciais ou produtivas;
  • Em média, essas empresas levaram 20 anos para se internacionalizarem;
  • Empresas tradicionais levaram aproximadamente 19 anos para expandir internacionalmente, enquanto empresas mais recentes levaram apenas 6 anos;
  • Observou-se que as startups expandiram internacionalmente em média 4 anos após sua fundação;
  • Os principais destinos para a internacionalização de produtos/serviços incluem os Estados Unidos (16,0%), Argentina (13,8%), Paraguai (12,2%), Uruguai (6,4%), Portugal (4,3%), Colômbia (3,2%), Reino Unido (3,2%), Angola (2,7%) e Chile, Itália e Peru (2,7% cada).

Com ampla experiência no cenário corporativo, desempenhando papéis de conselheiro consultivo e consultor à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, tenho dedicado minha trajetória para auxiliar empresas, especialmente as familiares e hoje, gostaria de tratar sobre a jornada que leva empresas à expansão internacional e o papel do conselho consultivo para que alcancem este objetivo.

Trilhando a jornada da expansão internacional

A expansão internacional ainda é limitada entre as empresas brasileiras por conta de dois fatores principais: a amplitude do mercado interno brasileiro e o pensamento errôneo de que a exportação é algo apenas para grandes empresas.

Muitos empreendedores deixam de aproveitar as inúmeras oportunidades oferecidas pelo mercado internacional por falta de conhecimento sobre as vantagens da internacionalização, como:

  • Exploração de novos mercados;
  • Ampliação da experiência de mercado global;
  • Mitigação dos riscos através da diversificação geográfica;
  • Modernização e atualização da empresa;
  • Aprimoramento contínuo e capacitação profissional;
  • Redução de carga tributária;
  • Incorporação de tecnologias avançadas;
  • Impulso ao desenvolvimento e expansão da empresa;
  • Transações e receitas em moedas estrangeiras, como dólar ou euro;
  • Redução da dependência em relação ao mercado nacional;
  • Diversificação das fontes de receita;
  • Aperfeiçoamento do nível de gestão da organização;

Entre outras.

A jornada para expansão internacional envolve importantes passos, tais como:

Internacionalização deve estar presente no planejamento estratégico

É fundamental a inclusão das exportações como parte do modelo de negócios com a finalidade da comercialização de produtos ou serviços no mercado internacional. Assim como é imprescindível que a empresa sensibilize todos os envolvidos no processo, com destaque para os colaboradores e sócios, de maneira que a internacionalização seja incorporada à cultura do negócio.

Faça a avaliação da capacidade de exportação

É crucial realizar uma avaliação detalhada para determinar a viabilidade de expandir uma parte da produção, seja de bens ou serviços, para atender à demanda do mercado internacional.

Essa análise envolve:

  • Logística;
  • Demanda externa;
  • Regulamentações comerciais;
  • Competitividade;
  • Adaptação dos produtos ou serviços ao contexto internacional.

Analise a potencialidade dos bens e serviços mais competitivos

Para a expansão internacional, é importante a análise aprofundada com o objetivo de identificar quais produtos ou serviços apresentam as características necessárias para competir de maneira eficaz no mercado global.

Essa avaliação envolve, além da demanda, análise da concorrência, adaptação do produto/serviço às necessidades e preferências dos consumidores internacionais, viabilidade logística e compliance.

Escolha o mercado onde a empresa tenha potencial de maior competitividade

Examine minuciosamente as particularidades do mercado internacional no qual pretende ingressar, identificando os aspectos que possam favorecer o seu empreendimento. Por exemplo, a afinidade linguística, especialmente em países em que se fala a língua portuguesa, pode proporcionar uma inserção mais competitiva no mercado. Além disso, é recomendável explorar as oportunidades comerciais em países vizinhos ou aqueles que mantêm acordos comerciais estabelecidos com o Brasil.

Analise o melhor caminho de entrada no mercado de interesse

Explore criteriosamente as opções disponíveis para ingressar no mercado internacional, considerando diferentes modalidades como representação, estabelecimento de filiais ou parcerias comerciais.

Além disso, determine qual estratégia proporcionará maior segurança e eficácia na consolidação da presença no mercado alvo.

Conselho consultivo para alcançar a expansão para outros países

Sem dúvidas, a profissionalização da gestão da empresa é fundamental diante do objetivo de expansão internacional por meio da adoção de práticas de governança corporativa e ESG.

O conselho consultivo é a melhor alternativa para o início na caminhada da profissionalização da gestão do negócio, indicado para nortear estrategicamente a empresa quando o próximo passo é a internacionalização.

Composto por especialistas de diferentes habilidades, capacitados para direcionar a organização em diferentes objetivos e propósitos, o conselho consultivo é fundamental para fornecer perspectivas externas e inúmeras experiências, o que ajuda a empresa a ter uma visão clara sobre sua realidade e sobre o caminho necessário para alcançar os objetivos que anseia.

Quando o objetivo é a internacionalização ter no conselho especialistas com experiência na área ou até mesmo no mercado internacional para o qual se deseja expandir operações representa um grande salto para o alcance do objetivo.

Conforme a empresa expande, o conselho consultivo informal pode evoluir para uma estrutura mais formal. Isso implica estabelecer um estatuto do conselho, diretrizes para os membros e um código de conduta. É importante que os membros compreendam claramente seu papel e as responsabilidades de todos os envolvidos no conselho e na empresa.

Em muitos casos, o desejo de crescimento empresarial é confrontado com a falta de preparação estrutural, o que evidencia a importância de contar com o apoio e a visão externa de um profissional experiente, desprovido dos vícios culturais e de gestão internos da empresa. Nesse contexto, ter um conselho consultivo se torna um diferencial significativo.

O conselho auxilia a empresa na identificação de oportunidades de mercado e pode facilitar conexões e contatos para impulsionar a expansão do negócio. No caso de uma fase de internacionalização, a presença de um conselho consultivo torna-se ainda mais relevante para o planejamento eficaz dessa transição.

Indiscutivelmente, investir em um conselho consultivo diversificado é uma das melhores decisões que uma empresa, especialmente as PMEs e as empresas familiares, podem tomar atualmente. Essa medida ajudará a empresa a implementar as mudanças necessárias para alcançar um futuro de sucesso, estabelecendo parcerias com outros países.

Deseja deixar um legado que ultrapasse a fronteira nacional? Implemente um conselho consultivo o quanto antes.


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