Blog

Valores essenciais que o conselheiro da atualidade precisa ter

valores essenciais no conselho consultivo

Diversidade de expertises profissionais, amplo conhecimento acerca do mercado de atuação obviamente são características imprescindíveis para o conselho consultivo e de administração, mas há características igualmente fundamentais, ligadas aos valores e comportamento.

Um dos grandes desafios, especialmente às empresas familiares brasileiras, está em delegar atuação administrativa a profissionais externos, principalmente devido a questões ligadas à confiabilidade, sendo assim, como mudar este cenário?

Com ampla experiência no ambiente corporativo como conselheiro consultivo e consultor à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, auxiliando empresas de diversos setores e portes, especialmente as empresas familiares, hoje discutirei sobre os valores essenciais no conselho consultivo.

Valores essenciais no conselho consultivo e a importância de cultivá-los

O primeiro caminho para a implementação da governança corporativa está na adoção do conselho consultivo, o que garante a independência do órgão e visão externa ao negócio orientando as melhores práticas, decisões e investimento econômico.

Para além da atuação técnica decorrente da padronização de processos e gestão, com a principal finalidade da sustentabilidade empresarial/longevidade no mercado, existem requisitos comportamentais ligados aos valores que são imprescindíveis ao profissional conselheiro, e que também contribuem para suprir a necessidade que a alta administração tem de sentir confiança quanto à decisão da profissionalização da gestão.

Dentre os valores essenciais no conselho consultivo, destaco:

Integridade

A integridade sem dúvida é um valor fundamental para o conselheiro e crucial para a eficácia da governança corporativa. É essencial a ação tanto do conselho quanto dos gestores da empresa segundo os princípios éticos e morais e que sejam preservados os pilares da: honestidadetransparência e ética.

A integridade no corpo de conselheiros também influencia diretamente na integridade dos líderes da empresa e este valor está intimamente ligado à construção de confiança junto aos stakeholders (acionistas, colaboradores, fornecedores, entre outros).

Independência

Este é um tema controverso à medida que muitos conselhos acabam assumindo postura “passiva” diante de acontecimentos se isentando de um de seus atributos mais importantes, a independência.

A capacidade do conselheiro consultivo orientando as melhores decisões, sem influências externas ou conflitos de interesse é vital, inclusive, para a promoção de uma cultura organizacional sólida.

Responsabilidade

Dentre os valores essenciais no conselho consultivo também está a capacidade de assumir a responsabilidade pelas ações e decisões, o que garante que estejam alinhadas com os interesses do negócio e das partes interessadas.

A responsabilidade está ligada a fatores como:

  • Prestação de contas;
  • Responsabilidade financeira;
  • Compromisso ético;
  • Engajamento com os stakeholders (com foco na comunicação transparente, na responsabilidade social corporativa e na sustentabilidade que garante a longevidade do negócio);
  • Comprometimento com a ética;

Entre outros.

Transparência

Este é um dos valores que devem estar presentes no conselheiro e está intimamente ligado com a promoção de uma comunicação aberta e clara, por meio do compartilhamento de informações que sejam relevantes.

Temos visto infelizmente, em muitos casos de grandes empresas, a ausência de transparência por parte dos conselheiros na divulgação de informações relevantes, o que compromete diretamente não apenas a integridade e reputação organizacional, mas do próprio órgão.

Ressalto a importância de que os conselheiros reflitam não apenas sobre capacitações técnicas, mas também sobre estes valores essenciais em sua atuação.

Colaboração

A capacidade de colaborar é essencial, o que se relaciona com o compartilhamento de informações e de ideias, com a escuta ativa e com o respeito a diferentes perspectivas.

Sabemos que muitas pessoas, embora declarem a capacidade de trabalho em equipe, na prática, apresentam grande dificuldade no momento da interação e de trabalhar como um time, sendo assim, este é um ponto importante para que conselheiros possam melhor se desenvolver.

Confidencialidade

E claro que, dentre os valores essenciais no conselho consultivo também está a confidencialidade, essencial para a integridade e confiança nos relacionamentos.

Informações internas e estratégicas da empresa devem ser mantidas em completo sigilo, o que inclui: dados financeiros, planos de negócios, inovações tecnológicas e outras informações que possam trazer impacto sobre a competitividade e reputação organizacional.

Antifragilidade

Por muito tempo ouvimos falar sobre a resiliência ou a capacidade de enfrentar as adversidades sem sofrer alteração da estrutura, essa ainda é uma qualidade valiosa, mas para a realidade que enfrentamos hoje, o conceito de antifragilidade torna-se mais adequado.

Criado pelo professor libanês da Universidade de Nova IorqueNassim Nicholas Taleb, o conceito de antifragilidade se relaciona com a capacidade de suportar as adversidades, mas evoluindo conforme as pressões sofridas. É necessário que o conselheiro tenha a mentalidade do contínuo aprendizado e aperfeiçoamento, não apenas de suas habilidades técnicas, mas também de suas habilidades socioemocionais.

Transmitir confiança como parte essencial no papel de conselheiro

Para a construção da confiança são necessárias algumas etapas como aponta Cícero Rocha, fundador do Instituto Empresariar:

Caráter e transparência – E neste tópico Rocha aponta uma característica importante: que a comunicação das más notícias ocorra com a mesma frequência e honestidade das boas. Essa atitude atua no fortalecimento da confiança por parte das lideranças e da alta gestão da empresa;

Ações consistentes – O cumprimento de promessas é uma das maneiras mais eficazes para uma confiança fortalecida e deve-se aqui tomar todo o cuidado para não fazer promessas vazias, sendo o foco primordial a realidade;

Regularidade nas atualizações – A fim de promover a inclusão e transparência, manter as partes interessadas informadas sobre o progresso das iniciativas, desafios e mudanças, também é fundamental;

Fomento a um ambiente de feedback – O feedback ainda é a melhor maneira de identificar áreas de melhoria e também um instrumento que atua na construção de um relacionamento de confiança entre os conselhos e o negócio.

Estes são os valores que devem estar presentes no conselheiro e que demonstram a carência na atualidade de relacionamentos fortalecidos entre o negócio e os conselhos.

Não se trata unicamente de aprendê-los tecnicamente, mas de desenvolvê-los a partir de reflexões sobre o papel profissional do conselheiro e o quanto é necessário que haja comprometimento em todas as esferas, inclusive, com os valores e propósito da empresa.

O conselho é um órgão independente, mas isso não o isenta de forma alguma da responsabilidade de construir um relacionamento saudável e fortalecido com o negócio.

Além da diversidade, tão mencionada atualmente, os conselhos carecem de valores internos fundamentais para o exercício como guardiões da estratégia e direcionadores quanto às melhores práticas de governança e ESG.

Em sua atuação como conselheiro, você reflete sobre estes valores e se dedica em seu desenvolvimento tanto quanto em adquirir novas expertises técnicas?


 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada área do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes. Acompanhe o trabalho do conselheiro consultivo e consultor, Carlos Moreira, também no LinkedIn.

Veja também:

O quanto a IA pode afetar os relacionamentos na empresa?

Papel do Conselho Consultivo para maximizar a expansão internacional da sua empresa

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

A Morcone Consultoria Empresarial realiza consultoria nos moldes das grandes empresas, porém para as que se encaixam financeiramente como micro, pequenas e médias empresas, nos mais diversos segmentos do mercado (Industrial, Comercial, Prestação de Serviços), através de trabalhos de Consultoria Empresarial de excelência e com um justo e adequado retorno sobre o que o cliente investiu nesta Consultoria Empresarial.

Nossa missão é orientar empresários no caminho do sucesso, colocando-os na rota do crescimento lucrativo, rentável e perene. Além disso, queremos ser reconhecidos pelos clientes como uma Consultoria Empresarial com foco em alto resultado econômico e financeiro para o empresário, acionista, stakeholder e a própria sociedade onde a empresa está inserida.

Posts Recentes

plugins premium WordPress