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O quanto a IA pode afetar os relacionamentos na empresa?

relacionamentos na empresa

A Inteligência Artificial (IA) tem sido amplamente aplicada para melhorar processos, aumentar a eficiência operacional e na gestão, facilitar os relacionamentos interpessoais e tantas outras funcionalidades.

Estamos de fato caminhando para uma evolução tecnológica no cenário corporativo, especialmente entre os negócios brasileiros, como aponta a pesquisa internacional OTRS Spotlight: IT Service Management 2023”, que mostrou que a automação está presente em 78% das empresas brasileiras.

Deste número, o estudo também mostra que 52% delas já adquiriram ferramentas e possuem experiência em utilizá-las e as outras 26% investiram em sistemas, mas ainda não conseguem utilizá-los por falta de conhecimento.

Com ampla experiência no cenário corporativo, atuando como conselheiro consultivo e consultor à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, auxiliando empresas de diferentes segmentos e portes, hoje abordo sobre o quanto a IA pode afetar os relacionamentos na empresa.

IA pode afetar os relacionamentos na empresa em que nível?

Recentemente uma postagem no LinkedIn me chamou a atenção sobre o convênio que muitas empresas fazem com plataformas digitais que “constroem” o processo seletivo. Mas o que deveria ser uma solução e otimização de tempo para as empresas se torna um obstáculo para os candidatos que estão concorrendo às vagas.

Muitos currículos sequer chegam aos recrutadores porque muitos candidatos não conseguem preencher adequadamente os campos indicados ou não sabem como escolher as melhores palavras-chave para que seus currículos sejam devidamente ranqueados.

A questão é que a automação sem o apoio da inteligência humana é incapaz de ser eficiente tanto quanto deveria, mas será que as empresas estão preparadas para essa realidade?

Podemos também mencionar como exemplo as empresas que implementam sistemas de coleta de dados, mas não possuem as expertises profissionais necessárias para interpretá-los e usar esses dados a favor de suas iniciativas estratégicas em diversas áreas.

O ChatGPT, que auxilia no processo de pesquisa para a construção de um texto e direciona para melhores construções textuais, ainda precisa da qualidade humana para “dar alma ao conteúdo” para a autenticidade do trabalho.

E como não mencionar os chatbots que têm como função melhorar os relacionamentos da empresa com o seu público? Mensagens muito próximas da linguagem humana, mas que não conseguem suprir ou acolher uma necessidade urgente da pessoa do outro lado.

Impactos negativos e positivos da IA nas empresas

pesquisaState of The Global Workplace, realizada pela Gallup, com 122 mil pessoas em 160 países, mostrou que seis em cada dez pessoas estão emocionalmente desligadas de suas funções profissionais e, que 60% estariam apenas aguardando o tempo passar sem conexão com o ambiente de trabalho.

O que faz da IA benéfica ou não ainda é como são utilizadas essas novas tecnologias. Dentre os impactos negativos nos relacionamentos nas empresas, destacam-se:

Despersonalização na comunicação – decorrente, como mencionado acima, de fatores como o uso de chatbots e a linguagem impessoal, ou da ausência de sutilezas em peças de comunicação como é o caso de um texto totalmente produzido pelo chatGPT, entre outros;

Dependência fora de controle das tecnologias – diante desse contexto, pode surgir maior dificuldade na resolução de problemas de relacionamento já que as ferramentas de IA não substituem a mediação humana e a capacidade única de empatia e compreensão emocional;

Excesso de controle – a utilização de ferramentas com o intuito de monitorar e controlar o ambiente de trabalho (seja ele presencial ou remoto) pode levar a questões ligadas à violação de privacidade, relacionamento abusivo no trabalho e desencadear em problemas emocionais entre os colaboradores;

Problemas ligados à eficiência na comunicação – a dependência excessiva as ferramentas de IA no processo de estabelecer relacionamento nas empresas pode impactar negativamente nas experiências e qualidade das interações pessoais;

Entre outros.

Em contrapartida, o oposto também pode ocorrer com a colaboração da IA no ambiente de trabalho, proporcionando os benefícios:

Facilidades na comunicação – principalmente ligadas às inúmeras ferramentas que viabilizam a vivência em comunidade mesmo em um ambiente remoto, como é o caso do Slack, Trello, Teams, entre outros com a finalidade de aproximar pessoas de qualquer parte do mundo;

Descentralização do ambiente de trabalho – hoje é possível, por meio de tantas ferramentas e tecnologias, que pessoas consigam realizar o seu trabalho de qualquer lugar do mundo, proporcionando maior liberdade e flexibilidade aos profissionais quanto ao uso de seu tempo;

Aumento da eficiência e produtividade – o investimento em recursos de automação pode levar à otimização de tempo para que as pessoas possam se concentrar em tarefas mais estratégicas;

Auxilia na capacitação profissional – treinamentos, workshops, entre outros formatos de capacitação também podem ser aplicados por meio de ferramentas que fazem o uso da IA;

Entre muitos outros.

IA presente nos conselhos e na tomada de decisões

Verdade é que a IA está em toda parte, impactando todos os setores da economia e, inclusive, os conselhos nas empresas.

Em 2020, a Deep Knowledge Ventures – DKV, empresa gestora de fundos de investimentos de Hong Kong, apontou um software de IA como membro do Conselho de Administração com poder de voto e veto ligado a decisões de investimento.

Se por um lado a IA pode trazer benefícios devido ao processamento de grande volumes de dados, tendências de marketing, insights, entre outros em tempo real, por outro, levanta significativos desafios éticos, de responsabilidade e governança.

Mas antes de essa realidade se estender a outras empresas ao redor do mundo, é fundamental repensar as regulamentações e práticas de governança a fim de garantir a utilização ética e responsável, assim como os fatores transparência e prestação de contas.

Positiva ou negativa? A IA tem impactados os relacionamentos nas empresas, processos operacionais, gestão financeira, gestão de pessoas, entre tantas outras áreas.

Estamos evoluindo? Sempre dependerá de como a IA impacta nos processos operacionais e de gestão e se seu uso não está afetando a humanização nos relacionamentos.

Vale a reflexão de que construir e manter relacionamentos humanos demanda energia e disposição, sendo assim, por mais evoluídas que sejam as tecnologias, jamais poderão suprir a interferência humana no que se refere às sutilezas emocionais e à capacidade de contar histórias únicas.

A padronização costuma ser um recurso poderoso quando se fala em gestão, processos operacionais, implementação da governança corporativa, entre outros fatores, mas quanto aos relacionamentos humanos, o equilíbrio entre humanização e tecnologia é essencial.

A autenticidade e humanização ainda se fazem necessários, dentro e fora dos negócios.


 

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Veja também:

Definindo a melhor estratégia de crescimento para a sua empresa

Papel do Conselho Consultivo para maximizar a expansão internacional da sua empresa

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