Blog

Definindo a melhor estratégia de crescimento para a sua empresa

estratégia de crescimento

Eventos imprevisíveis forçam as empresas a tomarem decisões rápidas, e um dos maiores desafios é manter a estabilidade no mercado, mesmo frente às adversidades.

pesquisa Global NextGen 2022 conduzida pela PwC mostrou que a maioria das empresas familiares participantes do  estudo (65%) estavam alinhadas em torno de um mesmo objetivo: impulsionar o crescimento sustentável mesmo diante de ameaças imprevisíveis.

Com ampla experiência no cenário corporativo, atuando como conselheiro consultivo e consultor à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, auxiliando principalmente empresas familiares, hoje abordo sobre a estratégia de crescimento ideal para a empresa, especialmente familiar, que deseja crescer de maneira sustentável no mercado.

Como criar uma estratégia de crescimento assertiva em meio à imprevisibilidade?

A mesma pesquisa mencionada anteriormente também apontou a complexidade do crescimento sustentável em empresas familiares que reúnem fatores emocionais e financeiros em sua gestão, além disso, reforçou a regra geral de que a cada dois anos, a empresa precisa crescer 10% para a constância no crescimento patrimonial.

Empresas nos últimos anos têm dedicado foco à criação de estratégia de crescimento com base na realidade volátil decorrente de acontecimentos econômicos, sociais, crise de saúde pública, desastres climáticos “inesperados”, entre outros, como o caso da pandemia global de Covid-19 e mais recentemente no Brasil, o desastre climático ocorrido do estado do Rio Grande do Sul.

Previsões acerca do futuro do mercado podem falhar, mas é preciso se preparar para diversos cenários. Por muito tempo, empresas tinham seus planos detalhados para dez, vinte anos e, conforme acontecimentos inesperados se tornavam mais frequentes, mudanças foram sendo implementadas no fazer organizacional.

Durante a pandemia de Covid-19, vimos um grande movimento de empresas ao redor do mundo buscando por metodologias ágeis que as ajudassem no processo de tomadas de decisões cruciais que colocavam em risco sua permanência no mercado em longo prazo.

Nos últimos anos, pensar em estratégias se tornou uma prioridade, mas como agir estrategicamente frente à imprevisibilidade?

Estratégia de crescimento – Esqueça os planos estáticos de longo prazo e inclua os fatores imprevisíveis

A incerteza é impossível de ser eliminada em qualquer estratégia empresarial e dedicar tanto tempo na criação de planejamentos estáticos para os próximos cinco, dez anos, pode representar gasto de energia à medida que a qualquer momento tudo pode fugir do controle.

Grandes objetivos ainda demandam planos de longo prazo, mas é fundamental que haja flexibilidade para a rápida adaptação às mudanças repentinas.

Muitas empresas concentram suas estratégias de crescimento no futuro, mas deixam de dar ênfase ao agora, ao que pode ser feito hoje e uma das principais tendências que têm sido aplicadas em empresas ao redor do mundo, o que é apontado pela autora Laura Vanderkam, especialista em otimização de tempo é a mentalidade do “próximo passo”.

Concentrar esforços para observar e compreender a atualidade é uma boa maneira de manter o senso de realidade e otimismo em equilíbrio para um planejamento semestral e anual mais assertivo.

A orientação é continuar com a visão de longo prazo, mas planejar o alcance do objetivo em ciclos menores (em trimestres ou semestres). Este trabalho em ciclos menores pode trazer melhores resultados às equipes de maneira mais ágil e eficiente.

E claro, a palavra de ordem para qualquer estratégia de crescimento e plano detalhados é flexibilidade para mudanças repentinas ao longo do processo, revendo estratégias em tempo real a fim de atender às principais demandas atuais.

Quem está à frente da gestão de crescimento do negócio?

Nos últimos anos, a gestão de crescimento tem sido apontada como uma das principais prioridades estratégicas entre as empresas, e demanda as seguintes etapas:

  • Análise e planejamento estratégico – que reúne avaliação de mercado, identificação de oportunidades e ameaças, estudo das tendências de consumo, concorrência etc., além disso, envolve a definição de metas claras que sejam mensuráveis a curto, médio e longo prazo;
  • Criação do plano de crescimento – que demanda a identificação das oportunidades de expansão (novos produtos, novos mercados, etc.) e, o planejamento quanto aos recursos financeiros, humanos e tecnologias necessárias ao processo de crescimento;
  • Recursos ligados à capacitação de talentos – que envolvem alocar recursos para o aperfeiçoamento das equipes para que possam assumir novas responsabilidades;
  • Abertura a novas tecnologias e inovação – empresas que visam o crescimento sustentável estão continuamente aprimorando seus processos com o apoio da automação e buscando por soluções criativas e inovativas em seu negócio;
  • Gestão financeira – que contempla o monitoramento e o controle eficiente dos custos operacionais, além de estudar os principais meios de financiamento que suportem o crescimento da empresa;
  • Área de Marketing – Não apenas no que se refere à estratégia de comunicação e posicionamento da marca no mercado, mas que também esteja incluída nos projetos que envolvem a tomada de decisões com o foco no crescimento no mercado;
  • Monitoramento e avaliação contínua – por meio de indicadores de desempenho (KPIs) adequados para o monitoramento do progresso, assim como a análise de resultados;
  • Adaptação e flexibilidade – que englobam a área da gestão de mudanças, assim como o processo de escuta que envolve a coleta e a análise dos feedbacks de clientes, colaboradores e demais partes interessadas.

A área de Marketing tem sido fundamental na criação de estratégia de crescimento, principalmente quanto à orientação sobre decisões baseadas na criação de valor ao cliente, assim como as ações necessárias para o crescimento sustentável de longo prazo.

É comum que a área de marketing esteja presente principalmente em estratégias de comunicação e em pesquisas de mercado, mas pouco tem sido explorada quando o tema é gestão de crescimento.

Para a definição da melhor estratégia de crescimento para a empresa, a diversidade no conselho consultivo e de administração é fundamental, o que inclui a participação de especialistas da área de marketing no conselho que possam orientar o negócio quanto aos principais caminhos para que alcance seus objetivos de curto e longo prazo.

Governança como o centro da criação estratégica empresarial

A governança corporativa vai além de ser apenas um mecanismo de controle; ela atua como uma base para o crescimento empresarial. Implementando práticas de governança eficientes, as empresas não só consolidam sua estrutura interna e aprimoram sua reputação no mercado, mas também se posicionam de maneira estratégica para aproveitar as melhores oportunidades de expansão.

O conselho consultivo que conta com a diversidade de expertises profissionais, inclusive, da área de marketing como já mencionado, é o diferencial para empresas que estão planejando crescimento em curto e longo prazo.

E por fim, a cultura do negócio precisa estar fortalecida e preparada para mudanças de maneira que contribua para a criação estratégica bem-sucedida. Sua empresa está preparada para crescer?


Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada área do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes. Acompanhe o trabalho do conselheiro consultivo e consultor, Carlos Moreira, também no LinkedIn.

Veja também:

Caso Magazine Luiza – transparência e responsabilidade social em foco

Papel do Conselho Consultivo para maximizar a expansão internacional da sua empresa

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

A Morcone Consultoria Empresarial realiza consultoria nos moldes das grandes empresas, porém para as que se encaixam financeiramente como micro, pequenas e médias empresas, nos mais diversos segmentos do mercado (Industrial, Comercial, Prestação de Serviços), através de trabalhos de Consultoria Empresarial de excelência e com um justo e adequado retorno sobre o que o cliente investiu nesta Consultoria Empresarial.

Nossa missão é orientar empresários no caminho do sucesso, colocando-os na rota do crescimento lucrativo, rentável e perene. Além disso, queremos ser reconhecidos pelos clientes como uma Consultoria Empresarial com foco em alto resultado econômico e financeiro para o empresário, acionista, stakeholder e a própria sociedade onde a empresa está inserida.

Posts Recentes

plugins premium WordPress