Fundada em 1957, o Magazine Luiza ou Magalu é uma das mais relevantes empresas de varejo do Brasil.
Liderando as operações da empresa por quase 20 anos, Luiza Helena Trajano foi a responsável por transformar a empresa em um ícone reconhecido em seu setor.
Hoje ela faz parte da presidência do conselho de administração e quem está na liderança da terceira geração do negócio é seu filho, Frederico Trajano.
Com ampla experiência no cenário corporativo, atuando como conselheiro consultivo e consultor à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, auxiliando principalmente empresas familiares, hoje desejo abordar sobre o caso Magazine Luiza e o que o torna uma das principais referências em transparência e responsabilidade social.
Caso Magazine Luiza – Luiza Helena Trajano como “personalidade” da marca
Embora tenha sido fundada em Franca por Pelegrino José Donatto e por Luiza Trajano Donato, o reconhecimento da empresa se deu por meio de sua sobrinha de mesmo nome, Luiza Helena Trajano.
De uma pequena loja de presentes para mais de 1,1 mil lojas, espalhadas por 18 estados brasileiros, com mais de 47 mil colaboradores.
O que chama a atenção na empresa é sua cultura focada na valorização das pessoas muito antes do reconhecimento público, o que em grande parte é reforçado pela postura de Luiza com destaque para a humanização nos relacionamentos.
Formada em Direito, a Diretora Presidente sempre foi reconhecida por sua postura de acessibilidade junto a toda a rede de contatos do Magazine Luiza, especialmente entre os colaboradores de suas lojas.
E foi sob a direção de Luiza que o Magazine Luiza em 1992 criou as primeiras lojas virtuais em que as vendas eram realizadas pela televisão e em que a ação Liquidação Fantástica (criada em 1993) atraía milhares de consumidores para os principais descontos de janeiro e a expansão para outros estados ocorria progressivamente como para as regiões do Paraná e Mato Grosso do Sul.
No ano de 2008, a empresa varejista inaugurou 46 lojas em São Paulo e, dois anos depois, alcançou a região Nordeste.
O caso Magazine Luiza é um exemplo de disposição à mudança para acompanhar os principais acontecimentos do mundo. Em constante abrangência nacional por meio de aquisições e do contínuo aprimoramento de sua participação digital no mercado, a empresa é um exemplo de sucesso e sustentabilidade empresarial.
Luiza Helena chegou a ser considerada a mulher mais rica do Brasil pela Forbes em 2020, alcançando o oitavo lugar no ranking, ficando atrás apenas de figuras masculinas.
Aliás, outro ponto importante na trajetória do Magazine Luiza é o tema da liderança feminina inspirando inúmeras outras empresas e empreendedoras brasileiras.
A empresa também reúne falhas em sua trajetória, sendo a mais recente um erro contábil que levou à redução de R$ 830 milhões em seu patrimônio, que trataremos logo mais.
O que torna o Magazine Luiza destaque no setor varejista brasileiro
O Magazine Luiza alcançou a maior pontuação dentre os projetos de 500 empresas no Anuário Integridade ESG 2022, publicação responsável por avaliar o desempenho das corporações nos pilares ambiental, social e governança.
Vamos aos principais pontos de destaque que fazem o Magazine Luiza ser um caso bem-sucedido.
Familiares preparados para assumir o papel da gestão
Sabemos que dentre os principais problemas enfrentados por empresas familiares está a falta de habilidade técnica e comportamental (soft skills) para assumir os papéis de responsabilidade no negócio, e o que chama a atenção no Magazine Luiza é a capacitação dos membros da família na gestão.
A própria Luiza Helena Trajano começou a trabalhar na loja em 1972 e passou por inúmeros departamentos antes de assumir a liderança do negócio em 1991.
Crescimento sustentável
Outro ponto de destaque para a empresa é o seu constante crescimento acompanhando as principais tendências de mercado.
Em 2015 foi lançada a nova versão do aplicativo Magalu para mobile e em 2016 o Magazine Luiza se consolidou como empresa de capital aberto que mais se valorizou no mundo, oferecendo a possibilidade que os vendedores pudessem atender via smartphone.
A cada ano a empresa se destaca por alguma inovação ou incremento em sua gestão ou setor operacional e isso é possível por meio de uma governança corporativa estruturada com profissionais experientes apontando os melhores caminhos ao longo dos anos.
Transparência
É possível acompanhar no site da empresa inúmeras informações referentes à governança e sustentabilidade, informações financeiras e informações aos acionistas.
Recentemente, como apontado anteriormente no texto, a empresa enfrentou um problema ligado ao que chamou de “incorreções em lançamentos contábeis”.
A empresa não se negou a apresentar seus dados para investigação, além disso, se comprometeu a implementar uma automatização da apuração das verbas de fornecedores evitando ao máximo problemas similares.
Foco no cliente
Outro ponto de destaque no caso Magazine Luiza é, como parte de sua cultura, colocar o cliente no centro de suas decisões e, para isso, a empresa não economiza esforços para oferecer um atendimento excepcional ao cliente, procurando compreender e se antecipar às suas necessidades.
De olho na transformação digital
A empresa é conhecida como pioneira na digitalização no setor do varejo no Brasil e está sempre investindo em novas tecnologias para aprimorar ainda mais a experiência do cliente em contato com a marca.
O intuito tem sido promover uma experiência de compra omnichannel (integrando atendimento físico e digital) de fato eficiente.
Cultura organizacional fortalecida
O Magazine Luiza tem uma cultura embasada em valores como respeito, inclusão, ética e inovação.
Além disso, a empresa valoriza o ambiente de trabalho saudável em que as pessoas são valorizadas, além disso, tem investido em programas com a finalidade de aumentar a participação e o desenvolvimento de talentos entre seus profissionais.
De olho na inovação
Em 66 anos de história, o Magazine Luiza sempre ousou sem medo de inovar e está sempre aberto a testar novas metodologias de gestão, novas tecnologias e estratégias para manter sua relevância no mercado.
Responsabilidade social
Outro fator de destaque para o Magazine Luiza é sua prontidão quanto ao engajamento em iniciativas de responsabilidade social, o que inclui programas de educação, inclusão digital, além do apoio aos pequenos empreendedores.
Um dos programas é o Trainee Magalu, um programa de trainee voltado exclusivamente a pessoas negras, tendo sua primeira edição em 2020.
E para concluir, a empresa resiste ao tempo principalmente por meio das melhores práticas de governança corporativa e seu forte compromisso em especial com os pilares da transparência e responsabilidade corporativa, por meio de uma comunicação aberta com todos os stakeholders.
Para garantir sua longevidade e evolução ao longo das gerações, é essencial ter uma governança eficiente. Comece o quanto antes.
Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada área do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes. Acompanhe o trabalho do conselheiro consultivo e consultor, Carlos Moreira, também no LinkedIn.
Veja também:
Maneiras de superar o despreparo na empresa familiar
Papel do Conselho Consultivo para maximizar a expansão internacional da sua empresa