Blog

Saiba por que a excelência na gestão do fluxo de caixa será o ‘rei’ na sua empresa

gestão do fluxo de caixa

Problemas financeiros são uma das principais razões pelas quais as empresas buscam ajuda especializada, sendo as dificuldades com a geração de caixa especialmente preocupantes. É importante destacar que isso é geralmente um sintoma, enquanto a causa real está em outras áreas da empresa. Muitas vezes, acredita-se que o departamento financeiro é o culpado. Ledo engano! Na verdade, o setor financeiro apenas lida com os erros cometidos em outros departamentos.

E seja qual for o segmento de negócio, dentre os instrumentos mais importantes para o sucesso e sustentabilidade empresarial de qualquer empresa está a  gestão do fluxo de caixa equilibrado.

Com ampla experiência no ambiente corporativo, atuando como conselheiro consultivo e advisor, auxiliando empresas de diversos setores e portes, com destaque para as empresas familiares, abordo sobre a gestão do fluxo de caixa e por que é tão importante seu controle, especialmente entre as PMEs brasileiras.

Gestão do fluxo de caixa – principais erros  cometidos pelas empresas

Com a finalidade de alcançar a saúde financeira no negócio, é fundamental que o gestor evite os principais erros cometidos nas finanças empresariais, como:

  • Não separar as finanças pessoais das finanças da empresa – que dificulta a compreensão da quantidade de capital que a empresa está gerando;
  • Dificuldades em enxergar o lucro do negócio – em muitos casos, o gestor faz a gestão do fluxo de caixa, mas não consegue ter certeza se a empresa está operando com lucro ou prejuízo;
  • Problemas de estoque – estoque parado é sinônimo de dinheiro parado, além disso, muitos negócios não têm precisão do número de produtos no estoque;
  • Dificuldades com a precificação – decorrente principalmente da falta de compreensão sobre o mercado e das técnicas para que seja encontrado o preço ideal;
  • Ausência de fluxo de caixa – o que leva inúmeras empresas a graves problemas como endividamento excessivo, que em muitos casos, pode culminar no fechamento de portas;

Entre outros.

O primeiro passo para iniciar um processo de reestruturação financeira bem-sucedido é o reconhecimento dos problemas enfrentados e a busca pelo conhecimento especializado.

Faturamento é vaidade, lucro é sanidade e caixa é o rei

Essa é a máxima quando se trata da saúde financeira de um negócio. A gestão do fluxo de caixa é a atividade imprescindível para o desenvolvimento e acompanhamento de atividades indispensáveis para a empresa.

Ter controle sobre o fluxo de caixa oferece ao negócio uma visão abrangente de sua situação financeira. Isso possibilita uma análise precisa para decisões de investimentopara novas aquisiçõesdefinição de prazos e formas de pagamentoestratégias de vendasopções de parcelamento para clientes e até mesmo o momento adequado para desistir de uma venda.

É importante destacar que muitos empreendedores cometem o erro comum de criarem inúmeras facilidades para a concretização de uma venda, principalmente por meio dos parcelamentos e, embora essa ação possa atrair mais clientes, é fundamental que se tenha caixa para manter as atividades empresariais enquanto os recebimentos não se materializam no caixa da empresa.

O que leva empresas a quebrarem/fecharem as portas, não é, em grande parte dos casos, por não vender, mas por vender de maneira desorganizada, gerando os famosos “buracos” no fluxo de caixa e a más decisões como o endividamento junto a instituições financeiras a juros altos a fim de conseguir repor o que falta de capital de giro.

Solicitar financiamento bancário para fluxo de caixa, é o prenúncio da morte empresarial. Financiamento bancário deve ser utilizado para investimentos, tais como, aumento de produção, aumento de canais de vendas e, em outras palavras, aumento de faturamento. Nunca para ter dinheiro para pagar as contas do dia a dia! Nunca!

O faturamento por si só não quer dizer muito sobre um negócio, e é comum que empreendedores no final do mês façam o seguinte questionamento: onde está o dinheiro? O caixa tem o poder sobre a empresa, desta forma, na pirâmide de prioridades, se torna mais relevante que o faturamento e lucro. CAIXA É REI!

É essencial que se tenha processos estruturados na empresa e que sua cultura esteja baseada na sustentabilidade em todas as esferas, inclusive, quanto à gestão financeira.

Durante os períodos de crise, a melhor estratégia para o empreendedor é focar na geração de caixa da empresa. Na prática, isso envolve uma análise detalhada da gestão do fluxo de caixa, separando as despesas que realmente agregam valor, daquelas que podem ser reduzidas, ou eliminadas, sem prejudicar o negócio.

Quando a gestão do fluxo de caixa é bem conduzida, o gestor conquista uma visão clara da realidade financeira da empresa. Muitos empreendedores cometem erros na precificação de produtos ou serviços ao acreditar que baixar os preços sem uma análise de mercado ajudará a “salvar o caixa”. No entanto, isso pode levar à redução da percepção de valor do produto ou serviço, enquanto os custos e despesas permanecem iguais ou até aumentam.

Sem controle e gestão do fluxo de caixa, o empresário não consegue ter informações consistentes para tomar boas decisões em sua empresa, por isso é tão importante reconhecer a importância do caixa no negócio.

Investimento em automação e em conhecimento como ferramentas fundamentais para a boa gestão do fluxo de caixa

Muitos gestores, principalmente de pequenos negócios, ainda recorrem a planilhas separadas e até ao papel para a administração do fluxo de caixa. Este não é o cenário ideal. Portanto:

Invista em automatização

A maneira mais prática, não apenas quanto à gestão financeira, é concentrar as informações em uma planilha digital ou automatizada.

Uma vez que estes dados estão concentrados no software, o empresário consegue com maior facilidade controlar as despesas do negócio, além de reduzir os custos, o que refletirá em melhores resultados a curto, médio e longo prazo.

Busque por conhecimento especializado

É comum que muitos empresários abram o negócio e não tenham boa familiaridade com determinadas áreas, o que é compreensível. Mas destaco a importância de que se busque por conhecimento na área da gestão, seja por meio de cursos, treinamentos, entre outros meios.

O conhecimento técnico e prático é indispensável para uma gestão financeira eficaz e para que consiga controlar o fluxo de caixa, enxergar a realidade da empresa e, com isso, tomar as melhores decisões para o crescimento saudável da empresa no mercado.

Muitos empresários resistem a procurar ajuda e destaco o quanto a implementação de práticas de governança corporativa é fundamental, inclusive para uma gestão financeira saudável, levando o negócio à longevidade em uma vivência sustentável sólida.

Um dos principais caminhos para uma governança estruturada é a adoção do conselho consultivo que orientará a empresa sobre as melhores ações e decisões que precisa tomar para corrigir problemas e se destacar em seu segmento de atuação.

Se o fluxo de caixa te assusta e se faz algum tempo que não consegue enxergar o lucro da sua empresa, saiba que procurar apoio profissional é a melhor decisão que se pode tomar hoje.

O caixa é o rei, mas a sua decisão em assumir o controle da gestão financeira assume o papel de imperador.


 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada área do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes. Acompanhe o trabalho do conselheiro consultivo e consultor, Carlos Moreira, também no LinkedIn.

Veja também:

Longevidade empresarial – entenda e saiba como alcançá-la

Papel do Conselho Consultivo para maximizar a expansão internacional da sua empresa

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

A Morcone Consultoria Empresarial realiza consultoria nos moldes das grandes empresas, porém para as que se encaixam financeiramente como micro, pequenas e médias empresas, nos mais diversos segmentos do mercado (Industrial, Comercial, Prestação de Serviços), através de trabalhos de Consultoria Empresarial de excelência e com um justo e adequado retorno sobre o que o cliente investiu nesta Consultoria Empresarial.

Nossa missão é orientar empresários no caminho do sucesso, colocando-os na rota do crescimento lucrativo, rentável e perene. Além disso, queremos ser reconhecidos pelos clientes como uma Consultoria Empresarial com foco em alto resultado econômico e financeiro para o empresário, acionista, stakeholder e a própria sociedade onde a empresa está inserida.

Posts Recentes

plugins premium WordPress