Blog

Poder estratégico do conselho consultivo para tornar sua PME escalável

poder estratégico do conselho consultivo

Ter uma empresa de crescimento sustentável é o desejo de toda empresa, mas a maioria não está preparada o suficiente para este objetivo.

Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, encomendada pelo Itaú, com a participação de 1001 pessoas, donas de negócio, com faturamento anual de R$360 mil a R$50 milhões, de todas as regiões do Brasil, mostrou que 60% dos líderes de pequenas e médias empresas (PMEs) têm a intenção de expandir seus negócios em 2025.

Mas apesar da expectativa positiva, 41% se preocupam com crises econômicas, flutuações de mercado e a concorrência; 20% se preocupam com questões ligadas ao crescimento e inovação e 18% com a gestão financeira de suas empresas.

Com ampla experiência no ambiente corporativo, atuando como advisor à frente da MORCONE, ajudando, inclusive pequenas e médias empresas (PMEs) e empresas familiares, abordou sobre o poder estratégico do conselho consultivo para tornar a PME escalável.

Toda PME que está em busca de expansão precisa de um conselho consultivo

O conselho consultivo costuma ser o primeiro contato da PME e especialmente da empresa familiar com uma estrutura de governança. Em casos em que a empresa ainda não sente segurança o suficiente ou não compreende com clareza a dinâmica da governança corporativa no negócio, o conselho consultivo se mostra como uma boa alternativa antes da decisão pelo conselho administrativo.

Vale ressaltar que as duas categorias de conselhos não se anulam, pelo contrário, complementam-se em habilidades uma à outra.

O conselho consultivo fornece orientação estratégica e ainda que não se envolva diretamente nas operações do negócio, possibilita aos gestores novos insights e um plano concreto sobre os principais passos que a empresa terá de dar para o futuro.

O poder estratégico do conselho consultivo voltado às PMEs pode ser explorado por meio de inúmeros benefícios:

Acesso a novos conhecimentos – por meio das experiências dos profissionais que compõem o conselho, os negócios conseguem acessar um vasto conhecimento em menos tempo, sem precisar desenvolver essas habilidades de forma isolada dentro da equipe;

Visão externa – o conselho consultivo por meio de uma perspectiva externa e da ampla gama de experiências dos profissionais ajuda os gestores a enxergar a realidade de maneira diferenciada, assim como as oportunidades no mercado;

Promoção da transparência e da responsabilidade – o poder estratégico do conselho consultivo também consiste em facilitar o diálogo e a discussão aberta entre todas as esferas da empresa levando à vivência plena dos pilares de governança: transparência e responsabilidade;

Ampla rede de contatos – os membros do conselho, por meio de sua rede de contatos, também pode ajudar a empresa a desenvolver relacionamentos/parcerias com outras organizações ou com outros profissionais que possam ser estratégicos para o negócio;

Tomada de decisões – o conselho consultivo pode participar ativamente da tomada de decisões da empresa por meio de informações e recomendações que ajudam os gestores a decidir com maior precisão e segurança.

Poder estratégico do conselho consultivo para uma empresa escalável

Que as startups são escaláveis por natureza é de conhecimento geral, mas a escalabilidade em qualquer modalidade de empresa precisa ser sustentável, ou, será apenas um fenômeno pontual.

escalabilidade de uma empresa é definida pela sua capacidade de crescer sem aumentar os custos de forma proporcional, ou seja, ela mantém uma base de custos praticamente estável enquanto expande suas operações.

Dentre os principais benefícios da escalabilidade de uma empresa, estão:

  • Favorece um crescimento expressivo e expansão no mercado;
  • Gera maior retorno sobre o investimento para os investidores;
  • Aumenta as margens financeiras e o lucro líquido da empresa;
  • Expande a base de clientes sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços;
  • Alinha o negócio às novas demandas da era da Indústria 4.0.

O conselho consultivo é essencial para promover a escalabilidade em PMES por meio das seguintes ações:

Planejamento estratégico de longo prazo – o conselho consultivo apoia o negócio na elaboração de um plano de crescimento sólido, alinhando metas de curto prazo com a visão de longo prazo, além disso, auxilia os gestores na análise ampla das oportunidades e riscos de mercado;

Inovação – o poder estratégico do conselho consultivo também se estende à sugestão de inovações em produtos, serviços e processos, e no auxílio quanto à exploração de novos mercados, na identificação de nichos de crescimento, o que favorece a expansão mais ágil e eficaz;

Melhorias na governança e eficiência operacional – toda a governança interna da empresa é beneficiada por meio do conselho consultivo, que auxilia para que o negócio possa crescer sem que perca a eficiência e qualidade de seus produtos e serviços, mesmo diante do aumento da demanda;

Ajuda na expansão da base de clientes – o poder estratégico do conselho consultivo também apoia a expansão da base de clientes de maneira estruturada, sem que isso comprometa o atendimento ou produto. Essa ação inclui estratégias de marketing, otimização de canais de venda e a fidelização de clientes;

Promove a adaptação às novas tecnologias e tendências – transformações tecnológicas não param, sendo assim, o conselho consultivo também ajuda a organização a se adaptar e a integrar essas novas tecnologias que aumentam a produtividade e a competitividade.

Por onde começar na exploração de novas oportunidades e mercados?

A realidade é que as empresas capazes de escalar as suas operações estão muito mais preparadas para aproveitar as oportunidades de mercado como, por exemplo, um aumento repentino na demanda de produtos. São negócios que diante da expansão, podem alçar voos mais altos sem preocupações quanto à qualidade ou eficiência de seu atendimento.

A escalabilidade leva as PMEs a aumentar sua presença no mercado, o que as torna mais competitivas. Quanto mais um negócio cresce sem que precise aumentar seus custos proporcionalmente, mais consegue se posicionar em lugar de destaque em sua área.

Mas crescer para muitas empresas se torna um desafio, na maior parte dos casos, ligado à falta de preparo e de estrutura interna para avançar no mercado, e o conselho consultivo é o mecanismo de que precisam para conseguir atingir os seus objetivos de crescimento, se mantendo saudável e sustentável em longo prazo.

Vale ressaltar que toda PME tem a capacidade de se tornar escalável à medida que reconhece suas fraquezas e compreende a importância de estabelecer estruturas de governança sólidas para que consiga atingir seus objetivos ligados à longevidade.

Sabemos que embora a escalabilidade seja uma característica marcante em startups, não é o suficiente para que se mantenham no mercado, principalmente quando não investem na profissionalização da gestão, sendo assim, o ideal é que a escalabilidade esteja unida a um direcionamento estratégico que apenas um conselho consultivo preparado pode oferecer.

Deseja crescer e não sabe qual o melhor caminho? Tenha o apoio de um conselheiro experiente e escale a empresa com segurança no mercado.


 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE pensamos em cada área do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes. Acompanhe o trabalho do conselheiro consultivo e consultor, Carlos Moreira, também no LinkedIn.

Veja também:

Gestão de conflitos eficaz é determinante para o sucesso da empresa familiar

Fatores que levam à longevidade da PME no ambiente amplamente competitivo

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

Inevitalvelmente, qualquer empresa, seja o carrinho de pipoca do Chico Pipoqueiro ou uma empresa de bilhões de dólores, terá somente 3 destinos possíveis! 1 – Ser Suscedida pela próxima geração; 2 – ser comprada ou comprar outra empresa; ou 3 – Falir!

A MORCONE é um Advisor especializado em empresas familiares brasileiras, implantando a Profissionalização da gestão, fortalecendo a Perenidade da empresa familiar brasileira e, de forma estruturada, preparando a empresa familiar brasileira para a Sucessão pela próxima geração, ou seja, que a geração que for assumir, esteja super preparada para só construir valor e ser mais geradora de caixa que a geração que passou o bastão. A Profissionalização, Perenidade e Sucessão só acontece com uma Governança forte e robusta sustentando tudo isto, e em Governança Corporativa somos especialistas.

Este é o nosso propósito! Profissionalização, Perenidade e Sucessão Estruturada nas empresas familiares brasileiras.

Se este próposito está alinhado com o que você busca para a sua empresa familiar brasileira, entre em contato. Vamos desenhar juntos o futuro forte e perene da sua empresa.

Posts Recentes

plugins premium WordPress