Blog

Nem todo case de sucesso serve como inspiração para a sua empresa

cases de sucesso

Toda empresa já considerou como inspiração para o seu modelo de negócio cases de sucesso ou estudo de caso e, de fato, não há nenhum problema nisso. Observar boas referências pode trazer bons insights para o seu modelo de negócio.

Mas além dos aspectos positivos ao observar um case bem-sucedido, empresas precisam ter cautela já que nem todos os cases de sucesso se aplicam à realidade de todas as empresas.

Com ampla experiência no ambiente corporativo, atuando como Advisor à frente da MORCONE, auxiliando e orientando empresas, especialmente empresas familiares brasileiras a se estruturarem para chegar aos 100 anos, abordo sobre o cuidado que toda empresa deve ter ao observar um case de sucesso.

É indiscutível que os cases de sucesso provocam fascínio e geram motivação

Histórias de sucesso inspiram, geram aprendizados e, em muitos casos, apontam soluções para desafios complexos.

Grandes empresas como é o caso da AmazonAppleTesla, entre outras, enchem os olhos. A Apple sob a liderança da figura icônica de Steve Jobs. A evolução da Amazon de uma livraria online a um império de alcance global. E como não se impressionar com a revolução na indústria automotiva por meio da Tesla.

Cases são altamente atraentes pelo simples fato de que oferecem um ativo valioso e subjetivo: a esperança. Pense: em um cenário competitivo que demanda tomada de decisões ágil, replicar estratégias que geraram muito sucesso na empresa A ou B pode ser tentador, não é mesmo?

Recentemente acompanhei uma reflexão do fundador do Instituto EmpresariarCícero Rocha, que dizia Cuidado com os Cases: nem todo sucesso deve ser seu guia e me chamou a atenção o trecho em que ele dizia:

“Um case é um retrato específico de uma realidade única. Ele reflete decisões tomadas em um contexto singular – econômico, cultural e, muitas vezes, emocional – que não pode ser replicado em outro cenário. No entanto, é comum tratar esses exemplos como manuais universais, ignorando os fatores que os tornaram bem-sucedidos naquele ambiente específico”.

Ou seja, o problema ocorre quando gestores consomem essas histórias sem um olhar crítico. Além disso, muitos cases de sucesso são contados sem que os seus detalhes cruciais sejam mencionados como, por exemplo, desafios internoserros que foram cometidos no caminho, recursos específicos que foram fundamentais para as conquistas, etc.

Vamos considerar novamente o exemplo da gigante Amazon, este sucesso foi resultado de inovação, de riscos calculados e de circunstâncias particulares de mercado que não podem ser facilmente replicadas.

Quando as complexidades são simplificadas, muitos gestores podem falhar ao considerar atalhos, onde, na verdade, há um caminho repleto de variáveis singulares que precisam ser minuciosamente analisadas.

Se contextos são diferentes, resultados também são

No ambiente empresarial não existem estratégias universais. Cada empresa funciona a partir de uma estrutura única. Atendendo empresas familiares, essas particularidades são ainda mais acentuadas. Além disso, é fundamental considerar a cultura organizacional e o nível de maturidade do negócio.

Como já foi mencionado, olhar para o mercado é crucial. Vamos analisar pelo seguinte contexto:

Uma startup de tecnologia de natureza amplamente dinâmica geralmente necessita de uma abordagem ágil com ciclos rápidos de inovação e requer testes. Replicar essa mesma estratégia em uma empresa familiar tradicional, que tem como principais características a estabilidade e processos consolidados pode gerar grande resistência interna, além de comprometer a confiança por parte dos stakeholders.

E claro, a cultura organizacional representa outro fator crítico. Imagine a cultura da Netflix, que incentiva a autonomia entre os colaboradores e considera os erros parte do processo de inovação. A mesma abordagem em uma empresa de hierarquia mais rígida poderia gerar desordem e até mesmo afetar o desempenho da equipe.

Ao tentar replicar estratégias com base em um case de sucesso sem considerar a própria realidade, a empresa está colocando em risco sua estabilidade no mercado e, inclusive, sua sustentabilidade.

Cada empresa é única, sendo assim, a abordagem adotada precisa estar de acordo com essas particularidades.

Conselho consultivo como importante direcionador das melhores estratégias a cada empresa

O conselho consultivo é uma ferramenta estratégica valiosa que, por meio de profissionais experientes, orienta as melhores práticas para o crescimento sustentável da empresa.

Embora não tenha poder deliberativo como ocorre com o conselho de administração, atua como um grupo de mentoria, auxiliando os gestores a tomar as melhores decisões, evitando armadilhas comuns no ambiente corporativo.

Quando o tema são cases de sucesso, o conselho consultivo é muito importante para auxiliar a empresa na interpretação correta das histórias que inspiram, considerando não apenas os resultados “aparentes”, mas os aspectos mais profundos como os desafios enfrentados, os recursos envolvidos no processo e qual era o contexto específico (social, histórico e político) que resultou no sucesso.

Vamos pensar no contexto da ampla digitalização no mercado varejista. Se uma empresa está se inspirando nessa estratégia, o conselho avaliará se a infraestrutura, o mercado e os objetivos do negócio estão alinhados com este tipo de iniciativa.

E claro, também saliento que o conselho consultivo tem o papel-chave no processo da avaliação estratégica de riscos e oportunidades. Ele levará o gestor a refletir: será que essa ação pode ser benéfica de fato no curto e longo prazo? Será que a empresa tem a maturidade necessária, assim como os recursos fundamentais para seguir nessa direção?

O conselho consultivo é o guardião estratégico que evitará que decisões sejam tomadas por impulso, baseadas principalmente na inspiração gerada por cases de sucesso.

Uma empresa familiar que tem um conselho robusto, formado por profissionais com diferentes backgrounds culturais e profissionais, tem a vantagem da mentoria a cada nova iniciativa no negócio, evitando erros e riscos desnecessários.

Com o apoio do conselho, empresas podem adaptar ideias inovadoras à sua realidade, de maneira que as inspirações possam ser transformadas em estratégias sólidas, alinhadas com o propósito da empresa.

Ter um conselho consultivo é ter a segurança de prevenir erros, mas mais do que isso, de aumentar a probabilidade de sucesso e longevidade.

Sua empresa familiar tem se inspirado em uma história de sucesso? Tenha o apoio de profissionais externos para avaliar até que ponto essas estratégias são vantajosas e, se sim, qual o melhor caminho para adaptar essas iniciativas para a realidade empresarial.


 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE pensamos em cada área do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes. Acompanhe o trabalho do Advisor, Conselheiro Consultivo e Administrador de Empresas, Carlos Moreira, também no LinkedIn.

Veja também:

Principais tendências de trabalho para os próximos anos

Principais obstáculos à sucessão nas empresas familiares brasileiras

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Quem Somos

Inevitalvelmente, qualquer empresa, seja o carrinho de pipoca do Chico Pipoqueiro ou uma empresa de bilhões de dólores, terá somente 3 destinos possíveis! 1 – Ser Suscedida pela próxima geração; 2 – ser comprada ou comprar outra empresa; ou 3 – Falir!

A MORCONE é um Advisor especializado em empresas familiares brasileiras, implantando a Profissionalização da gestão, fortalecendo a Perenidade da empresa familiar brasileira e, de forma estruturada, preparando a empresa familiar brasileira para a Sucessão pela próxima geração, ou seja, que a geração que for assumir, esteja super preparada para só construir valor e ser mais geradora de caixa que a geração que passou o bastão. A Profissionalização, Perenidade e Sucessão só acontece com uma Governança forte e robusta sustentando tudo isto, e em Governança Corporativa somos especialistas.

Este é o nosso propósito! Profissionalização, Perenidade e Sucessão Estruturada nas empresas familiares brasileiras.

Se este próposito está alinhado com o que você busca para a sua empresa familiar brasileira, entre em contato. Vamos desenhar juntos o futuro forte e perene da sua empresa.

Posts Recentes

plugins premium WordPress