O crescimento é um objetivo desejado por todas as empresas. No entanto, para atingi-lo, é crucial resolver os principais desafios, especialmente entre as Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
O que tem impedido empresas de crescer e adiado seus projetos de expansão?
Pesquisa realizada pela Omie com 298 pequenas empresas mostrou que 83% delas apresenta perspectiva de crescimento do faturamento no curto prazo. E dentre os principais problemas que atrapalham o crescimento das pequenas empresas, estava:
- Altos custos com mão de obra (48%);
- Ampla competitividade no segmento (41%);
- Falta de capital de giro (34%);
- Taxas de juros elevadas (30%);
- Baixa demanda do mercado (29%).
Com ampla experiência no ambiente corporativo, atuando como advisor à frente da MORCONE, ajudando empresas, inclusive, as PMEs, abordo sobre os principais erros que atrapalham o crescimento da empresa.
Principais problemas que atrapalham o crescimento da empresa brasileira
A empresa deseja crescer, mas não consegue, sendo assim, olhar para a sua estrutura interna é imprescindível. Confira alguns dos principais desafios que precisam ser solucionados antes de pensar no crescimento em longo prazo.
Rigidez na cultura organizacional
Em grande parte dos casos, o principal adversário da mudança na empresa é ela mesma e sua rigidez quanto à adoção de novas estratégias. Negócios que possuem burocracia excessiva e estrutura hierárquica inflexível têm dificuldades em inovar e a responder rapidamente às mudanças no mercado.
Falta de planejamento estratégico adequado
Dentre os problemas que atrapalham o crescimento da empresa está o planejamento estratégico inadequado ou ausência dele. O planejamento é o norte para que um plano de ações seja desenvolvido de acordo com a realidade do negócio a fim de que os seus objetivos possam ser alcançados.
Sem planejamento, torna-se muito difícil ou impossível manter uma constância de ações que gere frutos em longo prazo.
Gestão financeira desequilibrada
Embora possa parecer algo óbvio, é comum principalmente entre as PMEs a falta de conhecimento acerca do que entra e sai na empresa, assim como conhecimento sobre seus investimentos, faturamento, lucros, etc.
A falta de controle de caixa tem levado muitas empresas a graves crises. É inviável pensar em crescimento quando a área financeira não está em dia e a empresa não consegue sequer ter uma estimativa de curto prazo.
Mau gerenciamento do estoque
Já ouviu que estoque parado é o mesmo que dinheiro parado? Muitas empresas não têm sistemas específicos para o controle e saída de produtos, o que pode causar sérios problemas, como o aumento de custos e a ineficiência nos processos.
Pensar em meios para melhor gerenciar o estoque também deve estar no planejamento estratégico da empresa.
Liderança despreparada
Entre os problemas que atrapalham o crescimento da empresa está a ausência de figuras de lideranças preparadas para as mudanças e que consigam mobilizar e engajar as equipes.
Sem pessoas é impossível que o negócio empreenda qualquer mudança e esse alinhamento de informações e de propósitos se torna possível por meio de uma liderança inspiradora e saudável.
Aqui vale o alerta da necessidade de capacitação de pessoas e do aprimoramento de habilidades entre as equipes. Treinamentos, workshops, parcerias com instituições de ensino, são alguns dos recursos que, além de prepararem as pessoas, também impactam aumentando sua motivação e produtividade na empresa.
Ausência de inovação
Inovar é fundamental para que empresas se mantenham sustentáveis no mercado. E como já mencionado, essa abertura à inovação também precisa fazer parte da cultura da empresa.
Investir em inovação é essencial e, para isso, abraçar a experimentação e o desconforto diante da necessidade de mudanças.
Empresas que não se abrem ao novo estão fadadas à obsolescência de seus produtos/serviços e ao fracasso, para ir além, é fundamental repensar a gestão e até mesmo a razão de existir da empresa.
Falta de profissionalização da gestão
No cenário de ampla competitividade, em um quadro socioeconômico complexo e em que a cada ano, milhares de empresas fecham as portas, a profissionalização da gestão não é uma opção, mas uma necessidade.
É impossível que uma empresa consiga sobreviver às mudanças no mercado ou que tenha escalabilidade sem a profissionalização.
A falta de profissionalização pode levar a problemas como:
- Sobrecarga de trabalho para gestores e funcionários;
- Falta de controle administrativo e financeiro;
- Diminuição na qualidade do atendimento, serviços ou produção;
- Atrasos nas entregas e aumento da insatisfação dos clientes.
Adotar práticas de governança corporativa (GC) é fundamental para a profissionalização da gestão e para que a empresa consiga planejar seus próximos passos no mercado e melhorar o seu desempenho de um modo geral, além disso, a GC confere maior credibilidade à empresa junto a todas as partes interessadas.
Pensamento imediatista
Muitos negócios têm a mentalidade do aqui e agora e pouco pensam na longevidade empresarial ou em quais passos precisará dar para permanecer no mercado ao longo dos anos.
A mentalidade de curto prazo é algo comum, principalmente ao empresário brasileiro, mas é essencial repensar a cultura empresarial se deseja expandir no mercado.
Conselho consultivo pode ser a melhor alternativa para a empresa que deseja crescer
Se a empresa está em fase de crescimento ou pretende expandir, ter um conselho consultivo é o mais indicado.
O conselho consultivo é imprescindível para a maximização dos lucros, crescimento da empresa e para orientar a resolução de problemas.
Geralmente o conselho consultivo se torna uma opção quando a empresa ainda não se sente plenamente segura para adotar um conselho de administração com poder decisório.
Os conselheiros desempenham um papel essencial ao identificar oportunidades de mercado e ao fornecer conexões que podem apoiar a expansão do negócio. Além disso, pode trazer importantes orientações para aqueles que são dotados da tomada de decisões na empresa.
A visão externa, sem os vícios ligados à gestão do negócio, representa um ativo valioso quando o objetivo é crescer no mercado e alcançar a longevidade.
Se a cultura empresarial brasileira costuma priorizar os ganhos rápidos e as estratégias de curto prazo, inverter a lógica é imprescindível, principalmente quando o desejo é se manter relevante através das gerações.
Quando a empresa tem encontrado dificuldades para crescer ou quando seus planos não surtem efeitos, procurar por apoio especializado não pode ser adiado, afinal, é o futuro da empresa que está em jogo.
Quer crescer, mas não tem alcançado os resultados desejados? Busque o apoio de profissionais experientes para orientar você nas melhores estratégias e implemente um conselho consultivo o quanto antes.
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