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Saiba como fazer um planejamento estratégico para a sua empresa

Realizar um planejamento estratégico deve ser uma das primeiras ações de empresários em geral?

Certamente, se você é empresário, já planeja as ações do seu negócio, ou pretende fazer isso o quanto antes no entanto, se aplicar um método a esse planejamento, ele se tornará bem mais efetivo, garantindo maior margem de lucro para sua empresa.

É exatamente isso que buscamos com este artigo. Mostraremos os ganhos para sua empresa e explicaremos, passo a passo, como fazer um planejamento estratégico realmente eficaz.

Acompanhe!

O que é planejamento estratégico?

Antes de mais nada, precisamos ter certeza do que é o planejamento estratégico e o que o diferencia de outros tipos de planejamentos como o tático e o operacional.

Veja, o planejamento tático é aquele que se responsabiliza pela criação de metas e pelas condições para que planos sejam alcançados.

No caso do planeamento operacional, é quando as metas passam para a execução em si. É nesta etapa que ações são aplicadas para que seja possível o alcance das metas.

Já o planejamento estratégico pode ser definido como o começo de tudo. Todo tipo de planejamento vem depois do estratégico. Pode-se dizer que o planejamento estratégico é um processo contínuo de análise, tomada de decisões, implementação e acompanhamento, de modo a atingir objetivos anteriormente estabelecidos.

Trata-se de um processo que é executado levando em consideração um grande volume de informações sobre a empresa, clientes e o mercado, além de ser contínuo e sistemático.

Elaborar um planejamento estratégico pressupõe responder às seguintes perguntas:

  • Quem somos?
  • Onde estamos?
  • O que podemos oferecer?
  • Aonde pretendemos chegar?
  • Como atingir nossos objetivos?
  • Como descobrir se esses objetivos estão sendo atingidos?

Comece um planejamento estratégico

Para fazer um planejamento estratégico eficaz é preciso começar com uma busca de informações sobre a empresa e sobre o mercado. Somente com a posse dessas informações é que se torna possível estabelecer qual é a missão, a visão e os valores da organização.

A partir daí, é só elaborar os Planos Táticos, Planos Operacionais, Planos de ação, Metas, Objetivos, que permitirá alcançar os objetivos traçados.

Daremos agora um passo a passo da elaboração de um planejamento estratégico, entretanto, precisamos frisar que a chave deste processo como um todo é o controle. Por isso, é preciso definir também quais os mecanismos de controle que permitirão avaliar se o planejamento está cumprindo com eficiência sua função. Não há como controlar aquilo que não há métrica, não é medido.

Agora sim, conheça as etapas do planejamento estratégico:

1. Conheça sua empresa

Faça um diagnóstico honesto de sua empresa, procurando identificar quais são seus pontos fortes e fracos, ou seja, os aspectos em que ela apresenta um desempenho satisfatório e aqueles que precisam ser mudados. Na grande maioria das vezes não conseguimos sermos isentos. Por isto, a contratação de uma consultoria é muito benvinda, pois vem sem vícios, paradigmas e ainda contribui com sua experiência de tantos anos de consultoria. Nós da MORCONE somos especialistas nisto!

Como é o processo produtivo?

Ele pode ser otimizado?

Qual produto ou serviço mais contribui para os resultados?

A mão de obra existente está sendo subutilizada ou é insuficiente para dar conta da demanda?

2. Faça um comparativo

Faça uma comparação entre o desempenho de sua empresa e o de seus concorrentes. Tente descobrir em que aspectos eles são melhores do que você. Analise o mercado para identificar as ameaças que sua empresa esteja sujeita e encontre formas de neutralizar esses riscos. Dependendo do seu nível de conhecimento sobre o seu próprio negócio e mercado, é possível que algumas dessas ameaças sejam transformadas em oportunidades.

3. Esteja atento às oportunidades

Tente identificar oportunidades em geral. Demandas não atendidas e novas formas de produzir e oferecer produtos e serviços são algumas das oportunidades que podem ser aproveitadas de maneira a render lucros maiores.

Além disso, aproveite informações como problemas que os clientes encontram com a concorrência para que não passe pela mesma situação.

4. Estabeleça onde você quer chegar

Agora que você tem um retrato fiel de sua empresa, já sabe quais são os recursos disponíveis e como pode otimizar seu uso em busca de melhores resultados, é hora de estabelecer seu horizonte de desenvolvimento.

Todo o planejamento estratégico gira em torno desta decisão: onde você quer que a sua empresa chegue? Por isso, é preciso atenção e pés no chão.

Nesta etapa, defina objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, os objetivos podem ser os mais variáveis possível, podendo partir desde o pagamento de dívidas, até a abertura de filiais.

Dentro da ideia de onde chegar, precisamos definir alguns pontos essenciais para qualquer modelo de negócio que são: missão, visão, valores e objetivos estratégicos. Essa definição é importante porque norteia todo o processo de planejamento estratégico.

Vejamos!

Missão

Na missão, por exemplo, está explicitada a razão de ser de sua empresa, o motivo pelo qual ela existe e qual benefício ela está pronta para proporcionar aos seus clientes. Ao elaborar missão de sua empresa, opte por um texto curto e claro, pois assim ficará mais fácil de ser lembrada.

Visão

Já a visão mostra aonde sua empresa quer chegar, ou seja, quais objetivos pretende alcançar. Ela define a direção dos esforços de dirigentes e dos colaboradores.

Valores

Os valores referem-se aos princípios que orientam o comportamento da empresa. Na maioria das organizações, são eles que norteiam desde o processo de seleção até o de avaliação dos colaboradores. Sua função é guiar as atitudes, comportamentos e a relação entre empresa, colaboradores, clientes e fornecedores.

Objetivos estratégicos

Agora que já foram estabelecidos a visão, a missão e os valores, chegou a hora de definir os objetivos estratégicos. Eles representam o que deve ser alcançado para que a empresa cumpra sua missão e sua visão seja alcançada. Em geral, devem ser específicos, mensuráveis, viáveis, relevantes e ter um prazo para serem alcançados.

Conte com um plano de ação

O plano de ação, como o próprio nome diz, estabelece as ações necessárias para que os objetivos sejam atingidos. É o momento de definir as responsabilidades de cada um.

Para engajar as pessoas e garantir o desempenho necessário para alcançar os objetivos, é recomendável criar políticas de incentivo e premiação. Estabeleça também prioridades de acordo com a relevância de cada ação, ou seja, do seu grau de importância para a obtenção dos resultados planejados.

Nesse momento, é necessário um levantamento dos recursos existentes e do recurso necessário para implementação das ações. Além disso, são definidas as fontes de financiamento caso os recursos existentes sejam insuficientes.

Crie uma estratégia de acompanhamento

Um planejamento estratégico não cumprirá seu papel se suas premissas não se traduzirem em ações práticas. As atividades cotidianas devem ser guiadas pela missão e pela visão, da mesma forma em que as atitudes de todos devem refletir os valores da empresa. Por isso, é muito importante que o planejamento estratégico seja do conhecimento de todos os colaboradores.

Também é necessário adotar instrumentos de controle com o objetivo de mensurar o nível de eficiência das estratégias da empresa. As métricas de sucesso, por exemplo, são capazes de indicar se os objetivos estratégicos estão sendo alcançados ou não. Caso a gestão percebe que algo não caminha dentro do planejado, uma nova estratégia deve ser traçada.

Uma ótima ferramenta para auxiliar esta etapa é o  sistema de gestão, que permite um controle eficiente do planejamento estratégico, com baixo custo e otimização de vários processos, constituindo-se, assim, um diferencial para os negócios.

Com um sistema ERP, como é chamado o sistema de gestão, é possível fazer a gestão de contratos, o controle financeiro, de estoque e de custos e estabelecer e utilizar indicadores de resultados.

Dessa forma, sobra tempo para fazer aquilo que realmente importa: acompanhar a implementação de seu planejamento estratégico. O ERP ainda oferece a possibilidade de manter toda a sua empresa integrada evitando, assim, retrabalhos, desperdícios, perda de materiais e produtos, perda de prazos para pagamento de impostos e assim por diante.

Um ERP aderente ao seu modelo de negócio, oferece à empresa maiores ganhos financeiros e melhora nos processos graças ao controle que exerce sobre produção, vendas e estoque, além dos setores financeiro, fiscal e contábil.

Conclusão

Utilizamos este artigo com a finalidade de nos aprofundar no planejamento estratégico como um todo, entretanto, neste tópico, resumiremos todo este processo em 7 passos:

  • Elabore metas
    Conheça sua empresa
    Determine missão, visão e valores da corporação
    Conheça seus clientes
    Defina objetivos
    Monitore as ações
    Avalie os resultados

Elaborar um planejamento estratégico exige esforço, dedicação, e toma algum tempo também, porém, uma vez implementado, traz ganhos tão relevantes para empresa que faz valer a pena todo o esforço empreendido. Como já dissemos, esse é um processo contínuo. O seu acompanhamento sistemático identifica possíveis necessidades de ajustes e oportunidades.

https://www.erpflex.com.br/blog/planejamento-estrategico

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